Estado não tem planos para novos leitos Covid-19 em Marília
O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, afirmou em entrevista exclusiva ao Marília Notícia nesta quinta-feira (4) que, ao menos por hora, não existem planos de abertura de novos leitos para pacientes da Covid-19 na região.
Um dia antes, nesta quarta-feira (3), foram anunciados 247 novos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para quem está com o novo coronavírus na região de Bauru.
Para a regional bauruense serão mais 148 leitos de UTI e 99 de enfermaria, bem mais do que os 50 novos leitos de UTI anunciados em janeiro para Marília e região.
Ambas as regiões se encontram na fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva, justamente em decorrência da alta ocupação.
Desde o começo do ano houve inicialmente o anúncio de 30 leitos para a regional mariliense, além de outros 20 após reuniões de Vinholi com o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) e também com o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e uma comitiva local na semana passada.
Na leva mais recente foram anunciados 10 leitos de UTI no Hospital da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) e outros 10 para o Hospital Beneficente Unimar (HBU), especificamente localizados no município.
Desde o começo do ano o número de leitos de UTI exclusivos para a pandemia aumentou de aproximadamente 157 para 195 nesta semana na região de Marília. A abertura de outros leitos anunciados ainda é aguardada e deve acontecer no decorrer dos próximos dias.
As medidas, no entanto, ainda não têm sido suficientes para que a regional mariliense avance para uma fase menos restritiva no Plano São Paulo, apesar da redução de aproximadamente 10 pontos percentuais na ocupação regional de Marília nas últimas duas semanas.
De acordo com Vinholi, o Estado tem feito todo o esforço possível para a abertura de novos leitos, mas nem sempre há condições técnicas para isso.
“Não é por falta de investimento, pois estamos garantindo todos os recursos financeiros necessários. O Estado está liberando dinheiro”, afirmou o secretário estadual ao MN.
O chefe da pasta de Desenvolvimento Regional explicou que a região de Bauru reunia condições necessárias para os novos leitos anunciados esta semana. Parte dos novos leitos para aquela regional, inclusive, seria de responsabilidade do Ministério da Saúde, mas foram assumidos pelo Estado.