Estado fecha Medex por duas semanas e alega ‘inventário’
As farmácias de medicamentos de alto custo – mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde – só voltam a atender o público no dia 4 de janeiro. Durante 15 dias não haverá atendimento. A gestão estadual alegou ‘inventário de estoque’.
O procedimento interno está programado para ocorrer entre os dias 21 e 23, com prosseguimento de 28 a 30 de dezembro. Nos dias 24 e 31, véspera dos feriados de Natal e Ano Novo, decreto estadual de ponto facultativo determina o fechamento.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde alegou que o “inventário anual é fundamental para o planejamento da demanda, assim, garantindo abastecimento”.
O fechamento acontece na capital e nas unidades do interior. Ainda segundo o órgão, cada farmácia foi orientada a realizar agendamentos de retorno dos pacientes considerando os cronogramas.
Na prática, os pacientes que não fizeram a retirada dos medicamentos até o dia 18 de dezembro, só serão atendidos a partir do dia 4.
Em Marília, a farmácia de alto custo já tem sido alvo de série de reclamações, incluindo filas e indisponibilidade de produtos.
As demandas atendidas pelo Medex são administravas (requerimentos de medicamentos especiais feitos ao órgão) por determinação da Justiça.
O serviço está instalado na rua 15 de novembro, anexa à Direção Regional de Saúde (DRS-IX). O telefone para mais informações é o (14) 3402-8862.