

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
8, abr / 2025, 6:36h Bom dia
Os céus de Marília foram tomados por acrobacias e emoção na tarde desta sexta-feira (4), com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, um dos principais atrativos das comemorações pelos 96 anos do município. Milhares de marilienses se reuniram na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente ao Bosque Municipal e próximo ao Aeroporto de Marília, para prestigiar o espetáculo aéreo.
Apesar do forte calor, o público contou com a sombra proporcionada pelas árvores do bosque, que ajudaram a tornar o ambiente mais agradável.
A programação teve início às 14h, com apresentações culturais, como o tradicional taikô e um animado grupo de pagode, aquecendo ainda mais o clima de festa.
O ponto alto da festa foi, sem dúvidas, a apresentação das sete aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A Esquadrilha impressionou o público com uma sequência de manobras ousadas e perfeitamente sincronizadas.
Entre as acrobacias mais aplaudidas, o looping coletivo – em que todas as aeronaves desenham um grande círculo no céu – e o parafuso invertido, que surpreendeu pela precisão.
Outras manobras como o cruzamento duplo em alta velocidade e o voo em formação de diamante deixaram o público encantado, em especial as crianças, que vibravam a cada movimento.
A emoção tomou conta da plateia, que acompanhava o som dos motores e os rastros de fumaça deixados no céu.
As manobras sincronizadas e ousadas arrancaram aplausos e olhares atentos de todas as idades. Entre os admiradores estava Ana Carolina Reis Escaquette, que veio da cidade vizinha de Garça especialmente para assistir ao show aéreo.
“Foi emocionante, um espetáculo inesquecível. As crianças ficaram encantadas. Fazia mais de 10 anos que eu não via. Tinha muita gente e acho que todo mundo aproveitou e conseguiu curtir”, afirmou Ana Carolina.
A professora Juliana Cabrini Vieira Nonato também levou a família para conferir a apresentação. Ela esteve acompanhada com o marido Guilherme e os filhos Maria Luiza e Lorenzo, que aprovaram o desempenho da equipe aérea.
“Foi um dia muito gostoso. Passamos em família e vimos essa maravilha dos aviões da Esquadrilha da Fumaça. Meus filhos adoraram, principalmente, o Lorenzo”, disse Juliana.
O evento contou com a presença de autoridades locais e nacionais. O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) prestigiou a comemoração, assim como o presidente da Câmara Municipal, Danilo da Saúde (PSDB), e os vereadores Wilson Damasceno (PL) e Elio Ajeka (PP).
O senador Marcos Pontes (PL) também participou da celebração e destacou a relevância do Aeroclube de Marília para a cidade, além de enaltecer o trabalho da Esquadrilha da Fumaça.
“Para quem não sabe, eu comecei a sonhar em ser piloto no Aeroclube de Bauru, há 50 anos. Eu ficava olhando os aviões. Hoje a Esquadrilha da Fumaça está aqui. Fui piloto da FAB, astronauta e hoje senador. Você pode ser tudo que quiser na vida, desde que você estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você”, finalizou Marcos Pontes.