Entidade local celebra Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado neste domingo (2), com o objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Marília, o Espaço Potencial é referência no atendimento público, acolhendo cerca de 250 crianças, jovens e adultos.
Fundada em 2009, a Associação de Pais e Amigos do Autista Espaço Potencial Marília surgiu da união de duas famílias que, diante dos desafios na busca de tratamento para os filhos autistas, decidiram criar uma organização que oferecesse atendimento e intervenção multiprofissional baseados em evidências científicas.
Com o apoio de profissionais voluntários e parceiros, a Instituição começou a oferecer serviços a cinco famílias em 2007. Hoje, o Espaço Potencial atende cerca de 250 crianças, jovens e adultos autistas em vários programas de intervenção comportamental e ensino de habilidades, além de prestar apoio a 246 famílias com filhos no espectro.
De acordo com a analista de comportamento e coordenadora dos programas de intervenção do Espaço Potencial, Lourdes Santos, neste mês de abril serão distribuídos panfletos pela cidade, com informações sobre o TEA, para ajudar na conscientização das pessoas sobre o assunto.
“Nós do Espaço Potencial estaremos envolvidos no decorrer de todo o mês de abril em campanha sobre o autismo. Nossos profissionais estarão dando dicas diárias nas nossas redes sociais e nossas crianças, acompanhadas dos profissionais, distribuirão diariamente nas ruas, no comércio e setores públicos, panfletos sobre o assunto, contribuindo para a data e mês de conscientização do autismo”, revela Lourdes.
A parceria com a Prefeitura de Marília permite a implementação dos atendimentos com recursos financeiros para o pagamento da equipe de profissionais. No entanto, a Instituição ainda precisa arcar com outras despesas, como formação especializada dos profissionais, aquisição de recursos materiais, alimentação e outras despesas com manutenção. Por isso, é necessário realizar eventos mensais junto à comunidade para levantar fundos.
Além do atendimento de pessoas com TEA, o Espaço Potencial tem como objetivo buscar a defesa dos direitos dessas pessoas, apoiar o desenvolvimento e investigação dos casos de risco e hipótese para o TEA, colaborando com as pessoas que precisam dos serviços da instituição. Também incentiva pesquisas e publicações de trabalhos ou obras especializadas sobre o assunto.
Com quatro anos de idade, a pequena Isabella faz acompanhamento desde os dois anos no Espaço Potencial. Segundo Thais, mãe da garota, o trabalho desenvolvido no Espaço Potencial tem sido fundamental para a Isabella.
“O trabalho do Espaço Potencial é maravilhoso. Desde o primeiro contato eu me apaixonei. A Isabella começou a ir lá com dois anos e ela desenvolveu muito com todo o trabalho deles. Eles nos ajudam e de tempos em tempos temos reunião com toda a equipe. Eles passam o que está sendo trabalhado e explicam o que precisamos fazer em casa. É uma importante troca de informações sobre como lidar com cada situação e como trabalhar em casa também”, explica
A mãe conta que o Espaço Potencial incentiva a continuidade das atividades no âmbito familiar, para que a criança receba os estímulos necessários para o seu desenvolvimento, de forma alinhada entre todos que possuem envolvimento com a criança autista.
“Para ter um bom desenvolvimento, o autista precisa ter um conjunto. A família, as terapias e os médicos precisam estar alinhados, tentando sempre melhorar, para que alcancem os marcos de desenvolvimento, entendendo também alguns limites deles. O que eles fazem ali é de uma grandiosidade, a informação não fica só lá, querem a família junto. Quando você entra ali, já respira amor. Todo mundo ama o que faz. É muito bonito”, conta a mãe.
TRATAMENTO
O Espaço Potencial realiza o tratamento de pessoas com TEA, com uma equipe de profissionais especializados que conta com psicólogas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, educadores físicos, fisioterapeuta e analistas do comportamento.
A partir da avaliação de habilidades, é direcionado o tratamento de cada criança ou jovem com o diagnóstico prevalecente de autismo que procuram pelo serviço, uma vez que cada caso requer um programa específico baseado nas respostas de linha de base levantadas nas escalas avaliativas.
No dia 12 de abril, o jovem Eduardo completará seis anos. Há um ano e dois meses, sua mãe Eliete conseguiu uma vaga no Espaço Potencial, que tem realizado um tratamento fundamental para o seu desenvolvimento.
“Meu filho foi diagnosticado com autismo moderado/severo, aos três anos e meio. Ele não desenvolvia algumas atividades. Com o modelo de intervenção, baseado na ciência, vem se desenvolvendo muito. Está aprendendo habilidades para a idade dele. O Espaço Potencial faz um trabalho maravilhoso. Projeto sensacional que eu só tenho que agradecer. Fico até sem palavras, pois o Eduardo, hoje consegue ter um comportamento diferente”, comemora Eliete.
AUTISMO
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por desenvolvimento atípico, com manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades seletivas.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela American Psychiatric Association (APA 2014), o autismo pode ser classificado em diferentes níveis de funcionalidade:
- nível 1 – leve, necessitando de apoio;
- nível 2 – moderado, necessitando de apoio substancial;
- nível 3 – severo, necessitando de muito apoio substancial.
A prevalência foi atualizada em 2022 e divulgada com novos dados epidemiológicos mundiais para o TEA. Atualmente existe um caso para cada 36 nascimentos, segundo o Centro de Controle de Doenças e Prevenção do governo dos Estados Unidos.
DIA 2 DE ABRIL
Para esse ano, o tema de conscientização do autismo é “Mais informação, menos preconceito”. A importância dessa data é tornar acessível o conhecimento, por meio de informações fundamentadas na ciência, contribuindo para o acesso ao diagnóstico precoce, tratamento evidenciado e inclusão social.
Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, é importante reconhecer o trabalho realizado pelo Espaço Potencial em Marília e outras organizações que se dedicam a apoiar e cuidar de pessoas com TEA. É fundamental que a sociedade se conscientize sobre a importância de promover a inclusão e o respeito às diferenças, para que todos possam ter acesso a uma vida plena e digna.