Esgoto de novos bairros é despejado em córrego de Padre Nóbrega
O esgoto das residências dos novos bairros Montana e Maracá, na zona Norte de Marília, está sendo destinado diretamente para o Córrego das Araras e poluindo todo o percurso da água até uma cachoeira localizada no distrito de de Padre Nóbrega.
Além de comprometer a saúde dos banhistas, a ação pode ser considerada um crime ambiental por comprometer a nascente devido o córrego estar situado em uma Área de Preservação Permanente (APP).
Nas fotos encaminhadas ao Marília Notícia, é possível constatar a mistura de uma água escura e espuma branca e espessa com o córrego limpo.
Os banhistas seguem preocupados com o mau cheiro do esgoto e também em relação as crianças que frequentam a cachoeira, que podem ingerir a água poluída.
Outros materiais poluentes, como garrafas e sacos plásticos, também foram encontrados no trajeto do córrego. Conforme especialistas, o impacto ambiental do plástico na natureza é irreparável e leva mais de 200 anos para desaparecer.
O MN questionou a Prefeitura de Marília sobre o episódio. O Departamento de Água e esgoto de Marília (Daem) confirmou que o vazamento ocorreu devido um problema na bomba de esgoto na região.
“Departamento de Água e Esgoto de Marília informa que houve um problema na bomba que manda o esgoto para a estação de tratamento, o Daem fez a manutenção, mas o problema retornou o mesmo será resolvido até terça-feira (20)”, notificou.