MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 07 set. 2022

Escolha do novo governador do Estado divide opiniões em Marília

por Michele Correia

Haddad, Tarcísio e Rodrigo são os três primeiros colocados nas pesquisas eleitorais (Fotos: Divulgação)

Assim como para a presidência, muitos marilienses ainda estão indecisos quanto à escolha do novo governador do Estado de São Paulo. Mas também há aqueles que estão ligados nas campanhas eleitorais e já definiram os seus votos com antecedência, inclusive com justificativas de sobra.

Faltando pouco mais de 20 dias para as eleições, o Marília Notícia conversou com eleitores dos três candidatos com as maiores porcentagens nas pesquisas para o governo do Estado: Fernando Haddad (PT), o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB).

FERNANDO HADDAD

Vinícius acompanhou a visita do candidato do PT a Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Ao Marília Notícia, o educador Vinícius Freneda Medeiros afirmou que vai votar em Haddad, em razão de representar um partido de esquerda.

“Eu vou votar no Haddad por ser do Partido dos Trabalhadores (PT). Tem que ser um partido de esquerda, pois com a direita não dá. Pátria e família, todos somos. Só que não essa pátria, e estamos vendo que essa família não é a nossa. Escolhi o Haddad também por estar no PT a maior base de professores e sem eles, não tem como fazer história ou movimento”, disse.

Medeiros também criticou o atraso na chegada das vacinas contra a Covid como um dos fatores para repelir a direita, que comanda o país atualmente. “Você vai contra a ciência e vimos que contra ela, pode levar para o caminho da morte. É muita fake news e muito ódio. Você vai ter que encontrar quem te representa, e o que representa a maior parte da população hoje é o prato cheio. Quero poder pagar pela gasolina e voltar a viajar de avião”.

O educador também defendeu a inclusão. “Eu quero entrar travesti dentro de um avião e ser respeitado. A miséria não pode ser absoluta. Esse bicho papão do comunismo nunca existiu. Tem que incluir. Não dá pra levantar outra bandeira. Se tem alguém que prega contra a inclusão, não é legal”, concluiu Vinícius.

TARCÍSIO DE FREITAS

Dulce aposta na competência de Tarcísio (Foto: Arquivo Pessoal)

A professora Dulce Maria Pompe Franco prefere votar em um candidato novo, sem, segundo ela, histórico de corrupção.

“A gente está sempre na mesmice. O passado já deu, já mostrou o que era. Tarcísio é uma pessoa nova, só o conhecemos o trabalho dele como ministro, e nessa parte eu achei excelente. Eu acompanho todos eles, tanto os candidatos de direita como os de esquerda”, afirma.

Segundo a professora, a competência é um fator que deve ser levado em conta para a escolha do voto.

“Se você pegar no Portal da Transparência, você vê como ele conduziu bem o trabalho enquanto ministro. Ele mostrou que é extremamente competente. Não é preguiçoso. E também não vi corrupção. Vi que ele colocou o Exército para trabalhar, e que colocou o povo para trabalhar também. Então o que tenho percebido é que ele é uma pessoa íntegra”, disse Dulce.

RODRIGO GARCIA

Maria Isabel gosta da postura de Rodrigo Garcia (Foto: Arquivo Pessoal)

A aposentada Maria Isabel da Silva afirmou que tinha dúvidas, mas definiu seu voto em Rodrigo Garcia levando em conta o apoio recebido pelo município.

“Decidi o meu voto há cerca de um mês. Eu  acho que o voto é um direito, não um dever, e por isso a gente tem que analisar direitinho as propostas de cada um deles. Eu acompanho muito pelas redes, e sei que ele (Rodrigo) ajudou muito as entidades aqui de Marília”, contou a aposentada.

Maria Isabel também elogiou a postura do governador e candidato à reeleição. “Pelo que eu vejo, ele tem uma postura diferente. Em um debate, ele foi questionado pelo Tarcísio (Republicanos) sobre o seu padrinho (Doria) e respondeu que em política não se tem padrinho. Eu achei ótimo”.

E lembrou de obras conquistadas para a cidade. “Vi que a marginal do Maracá para o Montana foi ele que liberou, e semana passada vi sobre o Hospital da Mulher. Principalmente na área da saúde, ele fez muito por Marília. E são coisas que vão ficar. Gosto da forma simples com que ele fala, e achei muito importante ter se desvinculado do Doria”, disse a eleitora.

PESQUISAS ELEITORAIS

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes com 36% das intenções de voto, segundo a pesquisa Ipec (antigo Ibope) contratada pela TV Globo divulgada nesta terça-feira, 6.

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 21%, e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição, aparece com 14%.

Na comparação com o último levantamento, divulgado no dia 30, os três subiram quatro pontos: Haddad tinha 32%, Tarcísio tinha 17% e Garcia, 10%.

De acordo com o levantamento, brancos e nulos somam 10%, e 12% não souberam responder.

Carol Vigliar (Unidade Popular), Antonio Jorge (DC), Elvis Cezar (PDT), Altino Júnior (PSTU), Vinicius Poit (Novo), Gabriel Colombo (PCB) e Edson Dorta (PCO) apresentaram, cada um, 1% das intenções de voto.

Segundo turno

Em eventual segundo turno, Haddad venceria Tarcísio por 43% a 32%. O petista também ficaria à frente de Garcia (42% x 31%). Em um cenário com Tarcísio e Garcia, o governador teria 32% e o ex-ministro, 31%.

A pesquisa Ipec ouviu 1.504 pessoas entre os dias 3 e 5 de setembro em 66 municípios paulistas. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04493/2022.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 2
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 3
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 4
    Jovem reage com cotovelada em policial, tenta pegar arma, mas acaba detido com droga

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie