Escola estadual de Pompeia atende 1,2 mil alunos com ênfase na qualificação profissional
Desde 2022, a escola estadual Cultura e Liberdade de Pompeia realiza um projeto voltado para a qualificação profissional dos alunos por meio de cursos técnicos. Atualmente, 1,2 mil estudantes da cidade e região, como Marília, Oriente, Quintana e Herculândia, são atendidos na instituição.
De acordo com o diretor da unidade, Luiz Frederico Faia Destro, em 2022, a escola lançou o projeto “Traçando Meu Futuro”, com o objetivo de qualificar e preparar os jovens estudantes para o mercado de trabalho.
“O projeto foi desenvolvido com os discentes da 1ª série do Ensino Médio em um ciclo de palestras, na qual foram convidados empresários e profissionais de alguns setores, que levaram para nossos estudantes a vivência do mundo do trabalho”, conta.
No início, aproximadamente 180 estudantes fizeram parte desse projeto e já começam a carreira acadêmica com olhar para o futuro profissional. “No primeiro semestre, todos os alunos são automaticamente matriculados no curso ‘Yes! Guia de Carreiras’, ofertado pelo Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura, que possui convênio com a escola”, completa o diretor.
Conforme Destro, a escola também possui convênio com o Serviço de Integração de Menores (SIM) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que oferecem cursos técnicos paralelamente aos estudos, para alunos matriculados a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.
“Todos os dias letivos, os alunos estudam no período da manhã, nas aulas regulares da base comum de conhecimento até 12h35. Após este horário, ele almoça na própria escola, através do almoço fornecido pela Prefeitura de Pompeia, até as 13h. Depois, dois ônibus da empresa Guerino Seiscentos, fornecidos pela empresa Jacto, levam os alunos para os cursos das instituições conveniadas com a escola. Os alunos também fazem curso de espanhol e inglês. Temos também ofertas de vagas para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que realiza o curso do programa ‘Jovem Agricultor’, tendo aulas todos os dias na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia”, explica o diretor.
Para Destro, essa gama de conhecimento que o aluno está recebendo atualmente, já é notado em sala de aula.
“O estudante fica mais responsável, disciplinado e autônomo. Oferecemos gratuitamente cursos técnicos em Logística, Agronegócio, Mecânica e Eletroeletrônica, sendo a única escola estadual com cinco cursos aprovados pela Secretaria Estadual da Educação. Nossa unidade é referência estadual em cursos técnicos vinculados ao Ensino Médio, aumentado os índices educacionais da unidade”, ressalta.
A escola estadual Cultura e Liberdade de Pompeia tem hoje 91 docentes, sete gestores e 15 servidores. “Ainda esse ano de 2024, estamos ampliando o prédio escolar, com a construção de mais salas de aulas devido o aumento das ofertas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio”, conclui o diretor.