Equipe técnica da Secretaria de Assistência Social discute metas para 2024
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Damasceno, esteve reunido com a equipe técnica da pasta nos dias 12, 13 e 14 de dezembro para discussão e atualização do Plano Municipal de Assistência Social, o PMAS.
O PMAS é elaborado quadrienalmente e atualizado anualmente, com adaptações anuais e ajustes necessários (de maneira a viabilizar a realização das metas propostas). Após atualização, o PMAS é avaliado e aprovado pela equipe da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, a Drads.
“O plano é essencial para a organização, desenvolvimento e bom desempenho da política de assistência social. Sua estrutura permite conhecer melhor a realidade local, reúne métodos de integração e complementação de ações e setores, constrói caminhos para a otimização de recursos e gera o aproveitamento de oportunidades. Potencializa o trabalho social e contribui intensamente para a solução efetiva dos anseios e necessidades da população”, explicou o secretário.
Além disso, o PMAS deve observar as deliberações das conferências em suas respectivas áreas, as metas nacionais pactuadas pela Federação, bem como as estaduais, as ações articuladas e intersetoriais.
“Todo trabalho para ser executado com excelência e de forma contínua, deve ter um planejamento anual. Com o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, não é diferente. A gestão da Política de Assistência Social requer organização das ações que devem ser executadas, uma vez que existem demandas a serem atendidas e um orçamento a ser cumprido. Assim, o trabalho desenvolvido em conjunto com a equipe técnica foi bastante produtivo, permitindo uma análise acurada a respeito do papel dos trabalhadores do SUAS, dos equipamentos, objetivos e metas a serem atingidos no próximo ano. Considero um importante momento para reflexão, atualização de aprendizados e integração da equipe,” destacou Damasceno.
O secretário enfatizou ainda que “a aprovação do PMAS pela Drads na segunda-feira, dia 18 de dezembro, sem qualquer ressalva ou correção, é uma confirmação de que o trabalho foi muito bem executado pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, que conta com profissionais qualificados e preparados para os desafios que surgirão em 2024, a quem parabenizo pelo empenho e dedicação.”
“Conhecendo mais profundidade os serviços que são prestados para os usuários, temos a certeza que a atualização do Plano Municipal de Assistência Social para o ano de 2024 foi muito bem planejado, estudado e adequado à realidade de nosso município, de forma que a política municipal de Assistência Social tenha continuidade e reflita as demandas de quem dela necessita”, destacou o prefeito de Marília, Daniel Alonso (sem partido).
Participaram dos trabalhos de atualização do PMAS as coordenações de Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade, Vigilância Socioassistencial, Jurídico, Recursos Humanos, Financeiro, Projetos Sociais, Articulação da Política Socioassistencial, Cadastro Único, Administrativo, Secretária Adjunta de Assistência Social e Assessoria Especial de Assistência Social.