Entrega do Sesc Marília fica para 2025 pelo dobro do valor original
O Serviço Social do Comércio (Sesc) adiou a previsão de entrega das obras de sua unidade que está sendo construída no Jardim Portal do Sol, na zona Sul de Marília. Existia a expectativa de que a construção terminasse neste ano, mas agora o prazo foi estendido para o segundo semestre de 2025.
Com orçamento inicial previsto de R$ 73.927.537,90, a unidade do Sesc Marília, que está sendo construída entre as ruas Pedro Serem e Antônio Galina, deve ter um investimento total de R$ 146,3 milhões, ou seja, o dobro do montante orçado anteriormente. O aumento apresenta um acréscimo de 93,97% sobre o projeto.
Entre a área do terreno e a área de preservação ambiental são 104.139,36 m², sendo que de área construída coberta e descoberta será de 22.383 m².
Até março do ano passado a obra era executada pela Citycon Engenharia e Construções Ltda. Contudo, após a empresa supostamente desrespeitar normas da entidade, foi substituída pela Emobrel Engenharia e Construções. A licitação para contratação da nova empresa foi concluída no segundo semestre de 2022.
Vale lembrar que o prazo inicial de entrega da construção era previsto para o primeiro semestre deste ano. As obras da unidade tiveram início em abril de 2020.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marília, Pedro Pavão, confirma que a entidade enfrentou problemas com a pandemia e com a antiga empresa, mas reitera que agora o prazo deve seguir firme até o final.
“O trabalho continua. Existe um prazo para a entrega das obras. Houve problemas com a outra empresa e também enfrentamos a pandemia. Foram fatores que fizeram com que acontecesse esse atraso, mas daqui para frente não para mais. O ano de 2025 está aí. Essa obra é uma coisa fantástica e é histórica para a nossa cidade. Estamos na expectativa”, afirma Pedro Pavão.
O dirigente mariliense não soube informar em qual estágio se encontra a obra, mas adiantou que terá uma reunião na próxima semana, com engenheiros que estão desenvolvendo o projeto, para se atualizar sobre o trabalho.
“Vamos visitar as obras e conferir todo o trabalho que já foi realizado. Com certeza teremos novidades na semana que vem”, garantiu o presidente.
A unidade de Marília contará com estrutura completa voltada ao entretenimento cultural, lazer, educação, saúde e na prática de atividades esportivas.
A sede terá teatro, clínica odontológica, conjunto aquático com piscina semiolímpica, recreativa e infantil, ginásio, minicampo, quadra de areia, área de convivência e exposições, espaço de tecnologia e artes, biblioteca, turismo social, ginástica multifuncional, lanchonete, entre outras atividades.
A obra vai ter ainda um prédio sustentável com aquecimento de água através de placas solares, sistema fotovoltaico de geração de energia, reuso de águas pluviais, estação de tratamento do esgoto, iluminação de LED e recuperação ambiental de área de preservação permanente.