Ensaio fotográfico resgata autoestima de idosos no Centro Dia Anos Dourados

Usuários do Centro Dia do Idoso (CDI) Anos Dourados participaram de um ensaio fotográfico intitulado “Amigos do Peito”, realizado voluntariamente pela fotógrafa Deusa Catarina dos Reis Amorim durante o recesso de julho, em Marília.
A fotógrafa, que atua há três anos com registros de eventos infantis e ensaios familiares, foi convidada pela equipe do CDI e aceitou o convite com entusiasmo. “Registrei um pouco da rotina, observei as relações, afinidades e preferências, porém o objetivo principal era registrar a amizade, pois fazia parte do projeto”, afirmou Deusa.
O ensaio buscou retratar momentos cotidianos dos idosos na instituição, como o café da manhã, atividades com desenhos e jogos, além de passatempos e profissões que exerceram, como violão, pesca e enfermagem. Segundo Deusa, o trabalho destacou os vínculos emocionais e sociais entre os participantes, fortalecendo a autoestima e promovendo um ambiente de afeto e alegria.
Para Ruth Ramos, de 92 anos, a experiência foi inédita. “Eu achei maravilhoso, tirou umas fotos muito bonitas de mim com minhas amigas que eu adoro. Ao ver as fotos prontas, fiquei muito feliz,” declarou.
De acordo com o orientador social Fernando Bernardes, o ensaio será exposto em um mural aberto a familiares e visitantes. “A parceria com a fotógrafa voluntária Deusa é um presente maravilhoso que marca a trajetória dos nossos idosos”, afirmou.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, ressaltou a importância de iniciativas que proporcionem experiências diferenciadas aos idosos. “Agradeço à Deusa por dedicar seu tempo e captar a beleza da maturidade, suas conexões, desenvoltura e participação, e também à equipe do CDI que cuidou para obtermos este resultado incrível”, concluiu.
Mais informações sobre o trabalho da fotógrafa podem ser encontradas em seu perfil no Instagram: @deusacatarinafotografia. Veja as fotos na galeria abaixo.


















