Enquanto Marília aguarda reforma, Rede Voa entrega obra em Jundiaí

Enquanto o Aeroporto Estadual de Marília Frank Miloye Milenkovich aguarda uma reforma já adiada diversas vezes e ainda sem previsão de início, Jundiaí comemora a inauguração de um novo terminal de passageiros em seu aeroporto. O contraste evidencia diferentes investimentos em concessões no Estado de São Paulo.
A inauguração do novo terminal do Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro contou com a presença de autoridades. A obra recebeu investimento de R$ 1,8 milhão e foi realizada sob administração da Rede Voa – mesma concessionária de Marília -, que modernizou o espaço. A reforma permitirá a operação de voos comerciais da Azul Conecta, interligando a cidade a outras regiões do país.
Em Marília, no entanto, a modernização segue apenas na expectativa. A reforma, prometida e adiada pela Rede Voa em várias ocasiões, é considerada essencial para adequar a infraestrutura às necessidades locais e ampliar as oportunidades de conexão aérea.

A ausência de um cronograma definido para o início das obras gera incerteza sobre o futuro do serviço na região.
Segundo proposta apresentada pela concessionária em janeiro, apenas o prédio atual, inaugurado em 1938, passaria por reforma. Já o espaço lateral, onde funciona o aeroclube, seria incorporado em fase posterior de ampliação.
Prevista para começar em agosto, a obra não saiu do papel pela quarta vez desde julho de 2024. Naquele mês, a Rede Voa ingressou na Justiça com pedido de reintegração de posse em Marília.
Na decisão mais recente, o juiz da 3ª Vara Cível, Luis Cesar Bertoncini, nomeou um engenheiro civil para realizar perícia e avaliar as benfeitorias alegadas pelo aeroclube.
A Artesp, por sua vez, manifestou-se contrária à lei municipal de tombamento. A Superintendência Aeroportuária da agência argumentou que a norma poderia inviabilizar os projetos previstos no Plano de Gestão de Investimentos (PGI) do aeroporto, aprovado em 2024. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que o tombamento não vai impedir as obras no terminal.