Enfermeiros da Unimar realizam simulação de atendimento
Os enfermeiros da Pós-graduação em Urgência e Emergência da Universidade de Marília (Unimar) encerraram o curso atuando na simulação de atendimento pré-hospitalar envolvendo múltiplas vítimas, com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O treinamento possibilitou aos enfermeiros relembrar as técnicas e procedimentos desenvolvidos ao longo do semestre.
De acordo com o Coordenador da Pós-graduação, Luiz Fernando Fregatto, a simulação foi realizada como reforço da formação generalista do enfermeiro, proposto pela especialização. “A atividade foi um componente do curso de Pós-graduação de Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva, que teve como objetivo fazer com que os profissionais atuassem no atendimento pré-hospitalar, porque a intenção é formar especialistas desde as urgências, aquelas que acontecem fora do hospital, até o processo de manutenção, dentro da unidade de terapia intensiva”, conta
Ainda segundo Luiz Fernando, participar desta simulação trouxe ainda mais benefícios para o profissional. “O impacto da atividade, foi trazer a vivência tanto no papel de vítimas, já que eles tiveram a experiência de serem resgatados e transportados. Sabendo assim, lidar com o atendimento por prioridade e trabalhar com a cinemática do trauma, que é o local em que tudo aconteceu. Isso é significativo, porque ele sai apenas do conteúdo teórico e vai para o componente prático, através do atendimento. Para isso, tivemos a parceria do SAMU, que fez toda a diferença no processo de formação, e assim, tornado este aluno apto a ser inserido em mais esta opção de atuação no mercado da saúde”, ressalta.
A docente Cristina Ramos da Silva foi uma das responsáveis pelo simulado e por orientar os enfermeiros durante o treinamento. Para ela, a aula prática é o diferencial na formação profissional. “Os acadêmicos têm toda uma preparação ao longo do semestre, em que vamos trabalhando sempre a aula teórica aliada a prática. Nós fechamos o semestre utilizando todo o conteúdo que a turma aprendeu, simulando um acidente com grande número de vítimas. A atuação deles foi desde a preparação, aprendendo os graus de gravidade e a preparação do simulado, e depois o atendimento. Foi bárbaro este fechamento e em termo de aprendizado, fechamos com chave de ouro”, comemora.
Para a realização da simulação os enfermeiros foram divididos em socorristas e vítimas. O acadêmico Anderson Luiz foi um dos enfermos. Ele conta que foi importante estar do lado daqueles em que ajuda na sua rotina profissional. “Eu atuo na área há algum tempo, mas ao me colocar no lugar da vítima tive uma experiência totalmente diferente, onde consegui ter a noção da importância da organização dos enfermeiros no momento do resgate”, conta.
Ainda segundo Anderson, estas atividades contribuíram para o seu desenvolvimento como profissional “É bem interessante a acaba enriquecendo nossa profissão ainda mais, porque é uma vivência que as vezes a gente ainda não possui e aqui pudemos presenciar. A gente vê a importância de ter um bom socorro e uma boa organização para que o resgate aconteça da forma correta. Eu posso dizer que sou uma outra pessoa após a especialização”, ressalta.
O curso de Pós-graduação em Urgência e Emergência visa proporcionar fundamentos teóricos e práticos, preparando o profissional para a tomada de decisões alicerçadas no conhecimento, segurança e qualidade da assistência. Além disso, a qualificação possibilita a dupla certificação, onde o enfermeiro pode realizar simultaneamente a pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto, concluindo as duas em 24 meses. As inscrições para a próxima turma estão abertas e egressos da Unimar recebem 10% desconto. Para mais informações acesse www.unimar.br/pos.