Encontros formativos de Matemática são realizados
A Secretaria Municipal da Educação promoveu nos dias 20 e 21 de março o primeiro Encontro Formativo de Matemática direcionado aos docentes de 5º ano e professores-coordenadores de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
A formação continuada vem sendo oferecida aos professores durante sua jornada de trabalho, sendo um encontro mensal de cinco horas desenvolvido ao longo de todo o ano letivo de 2023, sob a organização das assistentes técnicas Luciane Panes e Roselaine Dilelli.
O encontro formativo contou com 97 participantes, sendo-lhes oportunizados momentos de estudo e reflexão acerca da nova matriz de referência de Matemática, que vai nortear a elaboração da avaliação externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será aplicada em todas as turmas de 5º ano das escolas públicas entre os meses de outubro e novembro.
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite o diagnóstico da Educação Básica brasileira. Testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública geram resultados indicativos da qualidade do ensino de todo o país, oferecendo subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais.
Os próximos encontros serão destinados à exploração teórico-prática de cada uma das Unidades Temáticas que compõem o currículo oficial de Matemática: números; Álgebra; Geometria; grandezas e medidas; probabilidade e estatística, favorecendo à socialização de saberes e à ampliação de conceitos imprescindíveis para o desenvolvimento do pensamento matemático.
Segundo as supervisoras escolares de Emef, Rita Borguetti e Daniela Rigoldi, essa é uma ação projetada pela Secretaria Municipal da Educação com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e o crescimento profissional do docente no intuito de evoluírem do atual estágio de conhecimentos e habilidades que se encontram para um novo estágio, abrindo assim uma gama de oportunidades de ensino.