Encontro regional de religiosos celebra missa em aramaico com fiéis de Assis e Marília
O primeiro evento do Encontro de Religiosos Sul e Sudeste, da comunidade católica Sirian Ortodoxa de Antioquia, vai celebrar nesta terça-feira (9), às 14h, uma missa em aramaico (o idioma de Jesus), com a presença de fiéis, diáconos e diaconisas de Assis e Marília. Missa será realizada no santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós de Marília, na rua Coronel Galdino de Almeida, 172, Centro.
De acordo com o padre Felipe Pereira Lopes, responsável pelo evento, a igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia é a mais antiga da Cristandade. “Foi fundada por nosso senhor Jesus Cristo e organizada pelo apóstolo São Pedro em Antioquia, hoje presente em cinco continentes, tendo sua sede em Damasco, na Síria. No Brasil, a sede central é no mosteiro Santo Efrem, no Distrito Federal”, conta.
O rito siriano está presente em quase todos os estados brasileiros com paróquias e comunidades destinadas a atender os fiéis, sejam eles imigrantes ou brasileiros. “A paróquia mais antiga no trabalho missionário no interior paulista está localizada na pequena cidade de Boa Esperança do Sul. Depois, surgiram as comunidades de Assis, Marília, Itapeva e Itaberá, por ordem de antiguidade. Já no vizinho estado do Paraná, temos uma igreja em Ibiporã”, completa.
Segundo o padre Felipe, o 1º Encontro de Religiosos do sul e sudeste tem como objetivo fortalecer o vinculo entre os religiosos no trabalho missionário. O tema do encontro é “Quando sou fraco, então é que sou forte”.
“O evento que será sediado em Marília nesta terça-feira (9) contará com a presença do raban Youhanna, que é abade do mosteiro de Santo Efrem, e do raban Cristiano, vigário geral da igreja no Brasil, que neste encontro representarão nosso arcebispo e núncio apostólico para o Brasil e América Latina, mor titus Paulo George Hanna”, explica.
O termo raban significa um Padre Monge que foi dignificado com o uso da Cruz Peitoral. “Eles residem em nosso mosteiro e se dedicam única e exclusivamente à oração e ao ensino da fé ortodoxa. O evento é aberto o público e começa a partir das 7h da manhã. O encontro terá encerramento com missa, às 14h, celebrada pelos rabans em aramaico – a língua falada por nosso senhor Jesus Cristo. Haverá trechos em português também”, conclui o padre.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!