Procon lista empresas que lideram queixas em Marília
Balanço anual divulgado pelo Procon Municipal de Marília mostra que o órgão fez 45,2 mil atendimentos em 2022. As empresas do ramo financeiro e de telefonia lideram as reclamações entre os marilienses, com o Banco Pan na primeira colocação.
O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e realizou em dezembro 4.455 atendimentos, sendo 2.124 referentes a assuntos financeiros, maior demandado no período.
O ano de 2022 foi finalizado com 45.205 atendimentos, sendo que 13.086 foram referentes aos assuntos financeiros repetindo assim a tendência apresentada em dezembro. O primeiro colocado entre os reclamantes foi o Banco Pan, seguido pelo Itaú e o BMG, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Completando o ranking das cinco empresas com consumidores insatisfeitos, duas empresas de telefonia. Em quarto lugar ficou a Claro e em quinto a Vivo.
O total de atendimentos representou um aumento de 68% referente aos atendimentos realizados em 2021 (30.745). Destes 44,59% foram referentes à emissão de notificações e 24,27% referente a atendimentos preliminares.
De acordo com o diretor do Procon, Guilherme Moraes, o elevado número de atendimentos reflete a atual situação que o consumidor tem sido exposto, especialmente no que diz respeito à oferta de crédito e o aumento expressivo nos juros dos empréstimos ofertados ao consumidor.
“Apesar de muito afrontada, a Defesa do Consumidor no ano de 2022 passou por grandes modificações, que possibilitaram a parte fraca da relação de consumo o exercício pleno de cidadania”, finaliza o diretor.