Empresário bem sucedido troca aposentadoria por ajudar ao próximo
Foi aos oito anos, com o pai, um pintor de automóveis em Garça, que Enéias José Ferreira, 62 anos, aprendeu o valor do trabalho. Era apenas um garoto sonhador, mas que já entendia ser impossível obter conquistas sem esforço. No entanto, somente na juventude ele descobriu o poder da fé em Jesus Cristo e os princípios de generosidade e semeadura, que fazem as pessoas prosperarem.
Empresário e pastor evangélico, Enéias faz parte da equipe pastoral da Primeira Igreja Batista (PIB) de Marília. Ele lidera o Ministério de Ação Social, que tornou-se ainda mais relevante em tempos de pandemia.
Na próxima quinta-feira (19), a partir das 20h, Enéias irá compartilhar para uma plateia com centenas de pessoas – resguardadas as cautelas da pandemia – a história de restituição conjugal e financeira que viveu, após experimentar um novo nível de relacionamento com Deus.
Visão de conquista
Em 1983 o jovem Enéias deixou Garça e mudou-se para Marília, após encontrar a mulher de sua vida, Denise. O novo endereço trouxe também novas expetativas de trabalho.
Autônomo e empreendedor nato, decidiu deixar o emprego em uma empresa de filtros de óleo para abrir seu próprio negócio. Nascia a Marifiltros. Em poucos anos, a especializada tornou-se referência no segmento e conquistou mercado.
“O primeiro escritório foi em um canto na sala da minha casa. Uma mesa e um telefone. Depois aluguei um imóvel no Alto Cafezal. O dono disse que era para eu fazer uma poupança, para comprar o prédio no final do ano. Levei na brincadeira, mas não esqueci aquelas palavras. No final daquele ano compramos o prédio dele e o imóvel vizinho”, conta.
Em seguida, o empresário investiu em uma indústria química, a Mariquímica. Ele não parou mais de diversificar e entrou para o segmento de alimentação. Ao lado de Denise, foi dono da tradicional Pizzaria Di Roma e do popular “Barril 400”,localizado na Rua Bandeirantes próximo à Prefeitura.
Em Bauru abriu com dois sócios uma unidade da churrascaria Baby Buffalo. A prosperidade, para ele, só aumentou porque o lucro era consequência.
“Eu já conhecia os princípios bíblicos, investia parte dos meus recursos para honrar o que Deus estava fazendo na minha vida, mas faltava compreender muita coisa. Eu tinha dívidas e ocorreram circunstâncias que me levaram a perder tudo, até a minha esposa”, conta o pastor.
Enéias e Denise se separaram, para surpresa de todos e inconformismo dos filhos, Danillo e Damares, que não pararam de orar pela restauração da família.
Restituição
“Fui morar com meu filho em Itapeva em 2003, totalmente destruído emocionalmente pela perda da minha esposa. Minha condição financeira era péssima. Montamos um pequeno negócio e morávamos nas dependências do local que alugamos. Era fábrica e residência ao mesmo tempo”, conta o empresário.
Foi nesse tempo que teve início a restituição de Enéias. “Saía para vender depois de dividir uma única marmita com meu filho. Logo eu, que havia sido dono de restaurantes. Foi durante esse tempo que Deus me ensinou a reconquistar”, revela.
As mudanças na vida de Enéias foram percebidas pela esposa, Denise, sua companheira para a vida toda. Ele guarda os detalhes para a Conferência “Homens com Propósito”, onde vai detalhar sua história e experiência com Deus.
Após muita oração e insistência dos filhos, ela foi para Itapeva e reencontrou o marido. “Deus foi tão maravilhoso que casei pela segunda vez com a mesma mulher.” Nosso relacionamento, desde então, tornou-se muito melhor”, conta.
Empreendedor nato, Enéias recuperou o patrimônio, sempre contando com o companheirismo da família. Ele afirma ter compreendido e praticado uma série de princípios – também para serem revelados na palestra – que o fizeram prosperar novamente.
Verdadeiro dono do ouro
Aos 60 anos, o empresário decidiu reduzir a carga de trabalho. A intenção era uma aposentadoria programada. Queria ficar em casa, ter mais tempo livre, usufruir do conforto conquistado.
“Não deu certo. Deus me disse: agora você vai trabalhar pra mim, agora vai trabalhar de verdade, para algo que realmente vale a pena”, recorda Enéias.
Era o chamado para o ministério integral, que só se confirmou ao chegar em Marília, no ano passado.
Em Itapeva, ele conta, exercia o ministério como pastor auxiliar, administrando uma igreja, participou de um trabalho social relevante que incluiu a construção de uma casa para atender adolescentes.
Atuou ainda para a conquista de um sítio, onde funciona uma clínica para recuperação de dependentes químicos e alcoólicos, além de uma creche que atende 150 crianças.
A iniciativa atendia ainda várias famílias com cestas básicas e medicamentos. O pastor também administrou o albergue municipal, entre outras atividades assistenciais.
Desde que aceitou o novo desafio, feito pelo pastor Domingos Jardim, Enéias trocou definitivamente as reuniões de negócios, as decisões sobre investimentos, a busca por clientes e todas as tarefas de empreendedor por uma nova rotina.
Agora o pastor Enéias recebe pessoas carentes – pessoalmente e pelo celular – ouve suas histórias (muitas, dramáticas), ora com elas, oferece aconselhamento e atende necessidades sociais urgentes.
Mensalmente são toneladas de alimentos, roupas e calçados destinados para entidades e também famílias, independente de religião, que buscam auxílio para alimentação e questões de saúde.
“O Ministério tem que ser ‘conduzido pelo Espírito’. É na base da oração. Não dá para explicar, humanamente. Outro dia uma pessoa me ligou procurando uma cadeira de rodas. Depois de 2h40 uma senhora ligou doando uma cadeira. Há 20 dias ela estava com meu telefone para ligar. Naquele dia sentiu no coração que não dava para adiar mais”, relata Enéias.
O pastor empresário – ou o contrário – se considera um homem mais que realizado. Viu reconstruída a família e, nos negócios, somou conquistas.
Porém, o principal patrimônio é a fé em Jesus e a capacidade, que ele atribui como dádiva do próprio Deus, de não permitir que os bens o conquistassem. “Prosperidade não é o que você tem, mas o que você faz com aquilo que Deus te entregou para administrar”, ensina.
Para o pastor, a relação das pessoas com o dinheiro precisa mudar. É urgente que cada homem e cada mulher reconheça que tudo pertence a Deus. Se Ele te dá algo, utilize para honrar o nome Dele. Não espere nada em troca: as bênçãos te seguirão”, profetiza Enéias.
Serviço
Para participar do evento “Homens com Propósito” basta comparecer quinta-feira, às 20h, na sede da PIB Marília, localizada na rua Goiás, 17, próximo ao viaduto da rua Bahia. A entrada é franca.
Para contribuir com o Ministério Vida Plena – Ação Social da PIB de Marília, basta comparecer no mesmo local, levando doações, das 08h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3433-1602 ou pelo site pibmarilia.com.br.