Empresária de Marília supera desafios e expande legado
A força da união entre mãe e filha que ultrapassou os muros do convívio familiar para desenvolver uma empresa. Essa é parte da história de Sabrina Fagnol Naidelice Marques, administradora de 30 anos e proprietária da Fagnol Joias, já tradicional em Marília. Exemplo de mulher empreendedora, a gestora conversou com o Marília Notícia para compartilhar a própria história em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – lembrado nesta quarta-feira (8).
“Ver mulheres à frente de negócios é sempre um sentimento de conquista. Sabemos que não é um caminho fácil conciliar todas as tarefas do cotidiano. É através dessas profissionais, como a minha mãe, que consegui chegar até aqui. Elas me inspiram para ir mais longe”, afirma Sabrina Marques.
Em 2006, sua mãe Silvana Maria Naidelice Marques percebeu à época uma oportunidade no mercado emergente de joias e semijoias. Na região, o segmento ainda era pouco explorado e este motivo – aliado ao amor da empresária pelos produtos – fez com que nascesse a Sabrina Joias, como uma homenagem à filha.
“Trabalhamos juntas desde o início como sócias e essa combinação sempre funcionou de forma muito harmoniosa”, conta Sabrina. Aos 16 anos, ela foi emancipada para que pudesse entrar ao mercado profissional, sempre na companhia da figura materna. “Foi um grande desafio. Saia da escola e ia direto para a loja e assim fui ganhando experiência e confiança”, narra a mariliense.
Juntas, mãe e filha desenvolveram e expandiram a marca. Ao longo dos anos, Sabrina aproveitou para investir na própria formação como administradora. “Decidi não ir embora da cidade para conseguir continuar próxima ao nosso negócio”, explica.
MUDANÇAS
Com o tempo, novos desafios apareceram, mas o laço familiar sempre foi mais forte para superar as dificuldades. “Em 2020, com a pandemia, tivemos que nos adaptar ao mundo digital, que já era presente, mas não da forma concentrada e assídua que o momento pedia”, diz.
Mais uma grande mudança se fez necessária com a intensificação da presença on-line e, dessa vez, houve a troca do nome e a criação de uma nova identidade. “De Sabrina Joias [o empreendimento] passou para Fagnol Joias, algo realmente exclusivo, com um sobrenome de família, para trazer a força e a coragem que precisava para enfrentar aquele momento de tantas incertezas”, detalha a empreendedora.
Em 2021, uma transformação ainda maior foi imposta à trajetória das Marques. “Perdi minha mãe e precisei tocar tudo sozinha”, conta a administradora. “Fomos sócias por mais de 15 anos e nunca fizemos nada uma sem a outra. Continuei por ela. Era seu sonho”, se emociona.
Assim, a história da loja, que não pode ser desvinculada do percurso familiar das duas mulheres empreendedoras, segue com a grandiosidade de um sonho que se tornou real. De Marília, a empresa já conta com uma filial em Ribeirão Preto (distante 269 quilômetros de Marília). “Uma vontade antiga minha e da minha mãe”.
“Empreender é algo que realmente me admira. Me traz muita alegria ver a realização de outras mulheres em seus negócios”, finaliza Sabrina, que mantém vivo o projeto idealizado em parceria com Silvana, mãe, mulher, sócia, empreendedora e grande exemplo para a jovem empresária.