Empresa irá cuidar do que sobrou da SP-333
Empresa contratada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) deve iniciar no próximo dia 30 de janeiro a conservação e manutenção do que sobrou das obras de melhorias e duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) em Marília.
As obras entre os quilômetros 314 e 323 deveriam ter sido entregues em fevereiro de 2015, mas estão atrasadas há dois anos.
Com o trabalho paralisado, a ação do tempo – erosão por vento e chuvas, além da circulação de veículos – age sobre os 88,5% dos serviços que já haviam sido concluídos, segundo informações oficiais.
Na prática, os milhares de motoristas que passam pelo trecho precisam encarar crateras, ondulações, pedregulhos soltos, asfalto esfarelando, entre outros problemas.
O trânsito no local é lento e perigoso, além de frequentes acidentes em meio ao canteiro de obras paralisadas.
Apensar de faltar “tão pouco” – 11,5% – para a conclusão, o Estado rescindiu o contrato com a construtora para o edital licitado por R$ 79,9 milhões, “tendo em vista que a rodovia é objeto do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado”, conforme declarado em 2016.
Na época, o DER não informou ao Marília Notícia quanto já havia sido gasto com a obra abandonada. Agora, o departamento também não forneceu dados solicitados pela reportagem a respeito de quanto vai ser gasto para manutenção do que sobrou no serviço já executado.
“A empresa contratada não prestará somente serviços na SP-333, ela será responsável por toda conservação e manutenção das rodovias da região de Marília. Por este motivo, não há um investimento específico para os trabalhos na SP-333”, foi a reposta.
O DER afirmou que as obras de duplicação serão concluídas pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, “cujo edital está em andamento”.
“Cabe ao DER realizar os serviços de conservação e manutenção da rodovia até que o processo de concessão seja concluído”.
Artesp
Em contato com a reportagem do MN, a Artesp informou que a licitação do lote Rodovias do Centro Oeste Paulista, que integra a SP-333, está marcada para o dia 22 de fevereiro.
“É obrigação da concessionária vencedora iniciar o Programa Intensivo Inicial tão logo assuma a operação da rodovia e deixar o pavimento em perfeito estado para rodagem assim como realizar melhorias de sinalização, entre outras”, afirma a nota.
Somente após a conclusão de todas essas melhorias previstas no Programa Inicial é que a cobrança de pedágio será autorizada. Na região de Marília estão previstas duas praças, nos quilômetros 315,15 e no 354,72.
O edital prevê para todas as rodovias do lote Centro Oeste Paulista tarifa de R$ 0,098 para pista simples e R$ 0,13 para pista dupla por quilômetro.
O valor de cada praça será calculado pela Artesp a partir das regras expostas no edital (publicado no site da Agência) quando for autorizado o início da cobrança após a conclusão dos investimentos e melhorias previstos no Programa Inicial.
Além da imediata melhoria no pavimento, a rodovia receberá as obras de duplicação já a partir do primeiro ano de concessão. Veja um vídeo da situação atual da rodovia.