Empresa inicia fase de testes da Zona Azul já em julho
Em uma coletiva de imprensa com informações desencontradas e muita confusão no repasse de detalhes, a empresa Rizzo Park, original da cidade de Indaiatuba, anunciou que irá iniciar um período de testes a partir do dia 5 de julho nas cerca de 3 mil vagas de estacionamento rotativo em Marília, a popular Zona Azul.
No dia 15 do mesmo mês será iniciada uma campanha educativa sobre o tema, que visa preparar a população para o início da cobrança, previsto para o próximo dia 15 de agosto.
A Zona Azul será explorada após concessão do município à empresa Rizzo Park.
O valor será de R$ 2 por uma hora ou R$ 4 por duas – tempo máximo permitido em uma mesma vaga.
A partir do início da cobrança, no dia 15 de agosto, haverá prazo de 30 dias para adaptação da população sem a cobrança de multas, que só começarão a ser emitidas no dia 15 de setembro. Na prática, até o meio de setembro, vale o popular “paga quem quiser”
Equipes da Rizzo já estarão nas ruas a partir do dia 5 de julho para orientar os motoristas em Marília.
PENALIDADE
Após 15 de setembro, quem for flagrado estacionado sem o pagamento da Zona Azul, terá 48 horas para quitar uma taxa de dez vezes a tarifa comum – R$ 20.
O desrespeito ao prazo será considerado infração de trânsito grave e a pena envolve cinco pontos na carteira de habilitação mais multa de R$ 195.
HORÁRIO E ISENÇÃO
O horário de cobrança na área delimitada será entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira, e entre 8h e 13h aos sábados.
Motos são isentas, assim como idosos e deficientes, mas todos precisam obedecer a regra de ocupar uma mesma vaga por no máximo duas horas. Depois deste tempo, é preciso trocar de lugar.
PAGAMENTO
A principal forma de pagamento pela população deverá ser o aplicativo Rizzo Park, disponível para Android e iOS. O município de Marília deve começar a aparecer no sistema já nos próximos dias. Cada vaga é cadastrada ali e o monitoramento acontece em tempo real.
Também haverá a possibilidade de pagamento da tarifa em parquímetros, diretamente para funcionários da empresa ou em pontos de venda. A Rizzo estima que serão disponibilizados cerca de 200 locais de venda nas lojas do comércio, que ficarão com 20% do valor.
FISCALIZAÇÃO
A fiscalização será feita por trabalhadores da Rizzo Park e também por um veículo com câmeras especiais capazes de analisar as placas dos automóveis e consultar em tempo real a regularidade do estacionamento.
Inicialmente 50 agentes estarão circulando pelas regiões com Zona Azul, principalmente para orientação dos motoristas.
ÁREA
Além da região central de Marília, a Zona Azul vai se estender às proximidades da Praça Maria Izabel e a região da avenida das Esmeraldas.
As 3 mil vagas iniciais poderão ser ampliadas em mais 800, segundo previsão contratual. Todas as áreas de estacionamento rotativos serão sinalizadas, inclusive com placas.
EMPRESA
A Rizzo Park é parte de uma holding – ou seja, integra um grupo de empresas – em atuação em sete estados e mais de 20 cidades pelo Brasil. Entre os municípios em que ela opera estacionamento rotativo, está Florianópolis (SC).
A razão social é Rizzo Parking And Mobility S/A – sediada em Indaiatuba, região de Campinas – e a empresa ofereceu outorga inicial de R$ 1.313.133,13 à Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) para assumir a Zona Azul no município.
A empresa também fará um repasse ao município de 10% do valor arrecadado com o estacionamento rotativo. O valor anual do contrato é de R$ 3,4 milhões.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (17) a Rizzo informou que além da outorga, está investindo cerca de R$ 2 milhões na implementação da Zona Azul em Marília.
Autoridades, como o prefeito Daniel Alonso (PSDB), o presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, e o presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende (PSD), passaram pelo local em que foi feita apresentação à imprensa mariliense.
Um fato que chamou a atenção dos jornalistas presentes foi o desencontro inicial de informações repassadas por Thiago Balbino, gerente de operações da empresa. O setor de marketing da concessionária precisou corrigir posteriormente a maioria dos detalhes para que tudo fosse esclarecido.