Empresa de Taubaté será responsável pela criação do Circuito de Bikes e Trilhas em Marília
A empresa Ecoforte Engenharia, com sede em Taubaté (distante cerca de 560 quilômetros de Marília), será a responsável pela criação do Circuito de Bikes e Trilhas do município.
A Prefeitura homologou e adjudicou o processo licitatório em publicação feita na edição do Diário Oficial do Município de Marília (Domm) desta sexta-feira (19).
De acordo com documento anexado ao edital, a proposta da única interessada foi de R$ 398.715,05, abaixo dos R$ 466.551,66 previstos inicialmente.
O prazo para conclusão dos serviços é de seis meses.
EDITAL
A proposta do projeto consiste em formatar 12 principais trilhas como produto turístico da cidade. “É nítido o expressivo aumento dessa prática no período da pandemia, bem como o fato de que após a crise enfrentada com a pandemia as pessoas estão procurando, cada vez mais, por uma vida saudável, contato com a natureza, menos aglomeração e viagens curtas”, consta no documento.
O Executivo ainda ressalta que a proposta vai gerar grande atratividade por aproximar o esporte da experiência de pedalar ou caminhar em lugares que viveram os maiores dinossauros da região.
“Um dos objetivos é atrair cada vez mais praticantes, especialmente de outros municípios, através da infraestrutura, como os pontos de encontro e apoio, a sinalização, os pontos de check-in instagramáveis e dos achados paleontológicos”, diz o texto.
PERCURSOS
As 12 trilhas determinadas pelo município possuem, em média, 31 quilômetros de extensão. Os percursos definidos são: Florida, Rosália/Nóbrega, Avencas, Cratera, OS 40, OS 11, Pombo, Jeca, Avencas/Fumares/Amadeu Amaral, Serra de Coca, Rio do Peixe e Pombo 2.
Para conferir detalhes de cada trilha, com informações sobre os trechos, condições específicas, tempo de percurso, condições de terreno, severidade do meio, intensidade de esforço físico e mapa, [clique aqui].
O projeto ainda prevê quatro pontos de encontro na praça da Emdurb, praça do Espaço Cultural, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e na praça da caixa d’água do Acapulco, além de quatro pontos de apoio – praça Nóbrega, igreja Santa Izabel, praça do Poliesportivo de Avencas e praça ao lado da USF Lácio.
O texto afirma que os locais serão “instagramáveis”, ou seja, próprios para tirar fotos.
Confira a relação abaixo:
PONTOS DE ENCONTRO
- Praça da Emdurb / Praça Higashi Hiroshima – avenida das Esmeraldas, altura do nº 10;
- Praça anexa ao Espaço Cultural – avenida Sampaio Vidal, altura do nº 1.200;
- avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, altura do nº 4.560;
- Praça Maurício Cardozo Ocampo (praça da Caixa d’água do Acapulco).
PONTOS DE APOIO
- Praça Nóbrega – avenida Sampaio Vidal – distrito de Padre Nóbrega;
- Igreja Santa Izabel – Praça José Lopes – avenida Sampaio Vidal, s/n – distrito de Dirceu, Marília;
- Praça Poliesportivo de Avencas – avenida Vitória Régia, altura do nº 586/Estrada Municipal Danilo Gonzales;
- Praça ao lado USF Lácio, avenida Brasil, altura do nº 207 Sistema de Lazer – Lácio.
De acordo com o documento, os pontos de apoio são diferentes dos pontos de encontro por estarem localizados nos distritos, com pequenas diferenças.
Além de placas informativas, ainda serão instalados pontos de hidratação, dotado de torneira antivandalismo com acionamento hidromecânico, além de bancos de concreto e suportes para bicicletas.
“Os pontos contarão com conjunto de lixeiras para coleta seletiva (capacidade de 50L). Alguns pontos também contarão com e luminárias LED com alimentação por energia solar integrada, com fluxo luminoso de 8.000 lm e eficiência mínima de 130,5 lm/W, potencia de 80 W, fixadas em poste metálico telecônico com 8m de altura”, conclui o texto.