Emplacamento de veículos de passeio registra crescimento de 25% em Marília
O emplacamento de veículos de passeio em Marília cresceu 25% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
De acordo com o relatório, de janeiro a julho de 2023 foram emplacados 1.259 veículos de categoria A e B, enquanto o acumulado dos seis primeiros meses de 2022 somou 1.006 veículos com a nova identificação.
A categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permite conduzir veículos de duas ou três rodas, como motos e triciclos. Já a CNH B permite a condução de veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e oito passageiros, além do motorista.
Já as categorias C e D, relacionadas a veículos pesados, teve redução de 18% nos emplacamentos realizados em Marília.
No acumulado do primeiro semestre são 64 instalações, contra as 78 feitas no mesmo período de 2022. O número menor pode ser explicado pela diminuição das demandas nos últimos meses.
Em junho foram apenas cinco e em maio somente seis, bem abaixo da média de 13 emplacamentos nos seis primeiros meses do ano passado.
Com a CNH da categoria C, o motorista pode dirigir apenas veículos de transporte de carga, como caminhões, enquanto a CNH de categoria D permite a condução de veículos de transporte de passageiros com 8 lugares mais o motorista.
ORIENTAÇÃO
De acordo com Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), todo veículo zero quilômetro deve ter registro na base de dados do órgão, necessário para regularização e emplacamento.
O próximo passo é a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório.