Emei Pingo de Gente desenvolve projeto ‘O Sol Brilha Amarelo’
Em setembro, a Emei Pingo de Gente – localizada na zona Sul de Marília – deu início ao projeto “O Sol Brilha Amarelo”, que busca envolver os alunos no cultivo de plantas com a finalidade de ofertar um momento de recreação e também de educação.
A iniciativa conta com total apoio da Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente e Limpeza Pública.
O cultivo de plantas com crianças sempre foi uma boa dica para entretê-las no auxílio ao cuidado das plantas. Dessa maneira, é possível que os pequenos se aproximem mais dos cuidados com o meio ambiente, principalmente da flora.
Com esse objetivo e combinado ao mês “Setembro Amarelo”, a atividade se tornou mais inspiradora.
A atividade, coordenada pela professora Ana Maria Barta, com os alunos do 2º Ano A, obteve um resultado surpreendente durante os meses que se seguiram.
“O desempenho foi fantástico e surpreendente. Todos foram participativos e se envolveram de tal maneira que o resultado não poderia ser outro. Trabalhos com riquezas de detalhes, busca de informações de cuidados e manejos, e principalmente a interação com os pais. Ajudar as crianças a desenvolver um cuidado e carinho com as plantas pode gerar um ambiente muito mais saudável e sadio para todos nós”, afirma a professora Ana Maria Barta.
Outras Emeis também realizaram esse projeto, como: 1, 2 Feijão Com Arroz, Ciranda Cirandinha e Raio de Sol.
“Com esse resultado, podemos expandir para outras escolas e manter esse trabalho vivo. O objetivo foi alcançado, ver as crianças escolhendo as sementes, plantando, regando, cuidando do crescimento e vendo o resultado dessa dedicação, que foi a floração, mostram bem que podemos ter bons cuidadores de nossa natureza. Acredito que plantamos nesses pequenos grandes árvores e que logo darão excelentes frutos”, conclui o coordenador de Educação Ambiental, Wilson Hakamada.