Emdurb suspende operação dos radares instalados em Marília
O presidente da Emdurb, Paulo Alves, publicou no Diário Oficial do Município de Marília, neste sábado (4), a Portaria nº 1 de 2024, suspendendo todos os radares em operação nas vias urbanas da cidade.
A medida foi determinada pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e apresentada na primeira reunião da nova gestão do Conselho Fiscal, realizada na sexta-feira (3). A decisão cumpre um dos compromissos assumidos pelo prefeito com a população mariliense.
“Estamos pondo um ponto final na indústria da multa, nas cobranças abusivas que trouxeram muitos prejuízos para a população. Os radares não educaram, apenas, penalizaram o trabalhador. Conheci pessoas que eram pegas de surpresa com esses radares pegadinhas e tiveram sérios problemas com valores altos das multas. Por isso, solicitei ao Conselho Fiscal da Emdurb a revogação imediata da cobrança”, disse Camarinha.
Segundo Paulo Alves, o cancelamento dos radares decorre das falhas no contrato firmado pela gestão anterior, que não previa normas técnicas, estudos sobre o fluxo de trânsito ou análise dos tipos mais frequentes de acidentes no município.
“Estamos cancelando as multas dos radares fixos, serão desativados 18 pontos, porém, reitero que os nossos agentes, com o apoio da Polícia Militar, irão orientar os condutores sobre a necessidade de não abusarem da velocidade. O nosso prefeito já determinou também a elaboração de projeto educativo de trânsito, de respeito à legislação. Vamos fazer um estudo ouvindo a sociedade civil organizada, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para promover uma educação mais eficaz para todos”, disse Alves ao Marília Notícia.
Para marcar a desativação desses equipamentos, neste sábado, às 9h30, o prefeito Vinicius fará o desligamento do radar localizado na avenida Tiradentes, nas proximidades da rotatória de interligação com a rua Carlos Artêncio.