Emdurb registra preço para instalação de radares fixos
A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) publicou, neste sábado (7), no Diário Oficial do Município (DOM), edital de licitação para registro de preços para eventual prestação de serviços de fiscalização eletrônica e de gestão, atendimento e processamento de infrações de trânsito na cidade.
Segundo o diretor-presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, o edital estabelece a instalação de 98 equipamentos, sendo seis faixas de lombadas eletrônicas, mais 44 do tipo misto e 48 radares fixos.
Fogaça explica que os radares deverão ser colocados nas principais vias rápidas de Marília, tais como avenida Cascata, avenida das Esmeraldas, Sampaio Vidal, Sanches Cibantos, Castro Alves, Rio Branco, República e outras.
“Todos os radares são fixos, não haverá móveis. Eles são mecanismos que farão com que as pessoas reduzam a velocidade. Os radares fixos não têm a função de autuação, têm a função de prevenção”, destaca o presidente da Emdurb ao Marília Notícia.
De acordo com o gestor, o objetivo da colocação dos equipamentos é a redução do número de acidentes e, consequentemente, a queda dos óbitos relacionados ao trânsito.
“Os radares são um redutor de velocidade que trazem mais segurança para o pedestre e condutor, e serão colocados nas vias de fluxo rápido. Isso vai disciplinar o trânsito da nossa cidade”, completa.
Fogaça afirma que há inúmeras solicitações de instalação dos equipamentos, feitas por pessoas que utilizam veículos, bicicletas e também por pedestres.
“Todas solicitam radares tendo em vista a velocidade em que alguns condutores utilizam as vias públicas. 11% das pessoas autuadas são reincidentes”, pontua. Por fim, segundo o presidente da Emdurb, os radares serão colocados de acordo com a demanda da sociedade.
A sessão de processamento do pregão ocorrerá no dia 20 de agosto, às 9h, na sede da Emdurb, na avenida das Esmeraldas, 5, no Jardim Tangará.