Emdurb não divulga notificações sobre multas educativas e gera desconfiança
A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) de Marília ampliou o prazo para a aplicação de multas educativas aos motoristas marilienses. A medida tinha previsão inicial de ser realizada até o dia 5 de maio, mas foi estendida até 21. Com a prorrogação, as autuações somente começam a ser feitas em 22 de maio.
Assim, sem transparência em relação às notificações já feitas pela Emdurb, alguns marilienses têm desacreditado que o equipamento realmente esteja em funcionamento.
O motorista que trafega pela avenida Rio Branco até reduz a velocidade no momento em que passa pelo radar próximo à escola estadual Monsenhor Bicudo. A indicação é que o motorista atinja no máximo 40 quilômetros por hora no local. Apesar disso, o indicador instalado junto ao equipamento de radar não mostra a velocidade.
Entre várias críticas de marilienses pela instalação dos radares, alguns acreditam que os radares ainda não estejam em funcionamento, sem aplicação sequer das multas educativas, ao contrário do que foi amplamente divulgado pela Prefeitura de Marília e Emdurb.
“Essas notificações começaram a ser emitidas no último dia 17 de abril para aqueles que ultrapassaram os limites de velocidade determinados pelos aparelhos instalados. O objetivo da Emdurb é continuar fazendo esse trabalho educativo para que todos os motoristas respeitem os limites de velocidade e, desta forma, tenhamos um trânsito mais seguro, ou seja, salvando vidas”, disse o presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, por meio de nota que divulgou o serviço.
Apesar de reiterar a aplicação de multas educativas, o Marília Notícia tentou contato com a Emdurb para um balanço parcial da operação por dois dias seguidos, sem sucesso. A Emdurb não garantiu a transparência do trabalho e deixou de revelar o número de autuações aplicadas aos motoristas da cidade. O espaço segue aberto.
As autuações com cobrança de multas por excesso de velocidade estão previstas para terem início no próximo dia 22 de maio.