Emdurb instala semáforos na rotatória da Via Expressa
“Semáforos em rotatória? Sim, porque não? Se for baseados em estudos do próprio Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e para evitar acidentes e preservar vidas!” Essa declaração é do presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) Valdeci Fogaça, depois que a Prefeitura de Marília, através da autarquia, começou a instalação de conjuntos de semáforos no final da via expressa, zona Sul de Marília. A medida causou estranheza nas redes sociais, mas já foi esclarecida.
Os dispositivos de segurança, ainda sem data para funcionarem, estão sendo instalados no final da Via Expressa da avenida Sampaio Vidal, cruzamento com a avenida Tomé de Souza. “Vários acidentes já foram constatados no local, algo além de sinalização de solo que fizemos recentemente precisava ser feito, nós optamos por semáforos”, disse Valdeci Fogaça.
Os estudos para a mudança foram em parceria com um conjunto técnico do Detran em harmonia com os engenheiros da Emdurb e buscaram o equilíbrio da mobilidade urbana, principalmente nos horários de pico.
O local é de grande movimentação de pessoas e veículos. No local encontra-se um posto de combustíveis, um velório, escolas municipais e estaduais e um posto de saúde.
Uma pesquisa rápida em qualquer site de busca pode-se comprovar que a instalação de semáforos em rotatórias é uma medida normal e que traz resultados positivos. É o caso das cidades de Limeira, Mandacaru, Campo Grande e outras cidades pelo Brasil.
“Penso que qualquer medida que possa evitar acidentes e salvar vidas é válida, e outra, temos uma plano de mobilidade que está sendo estudado e aos poucos implementado, sempre dentro das leis do Detran, por exemplo”, completou Valdeci Fogaça.