Emdurb abre licitação para implantação de radares em Marília
A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) abriu licitação para a contratação de empresa para implantação de “solução integrada para apoio às atividades de operação e fiscalização de responsabilidade da Emburb, compreendendo a locação, implantação e operacionalização de softwares, equipamentos, e infraestruturas necessária para processamento de dados, coleta, armazenamento, transmissão e gestão de dados e imagens”.
Na prática, a empresa deverá implantar radares fixos, lombadas eletrônicas, câmeras de videomonitoramento, câmeras com leitura automática de placas de veículos com alerta de veículos roubados ou outras irregularidades, além de fornecer talonários eletrônicos de multas (com sistema que possibilite a utilização de foto no momento da autuação).
Uma outra novidade na emissão de autos de infração será um mecanismo que permite a utilização do QRCode nas notificações para pagamento através de Pix em qualquer instituição bancária.
A Emdurb justifica que o município de Marília tem uma população estimada em 242.249 habitantes e uma frota de 180.549 veículos, e que tal frota é composta prioritariamente de veículos do tipo automóvel seguido por motocicletas.
“Estudos mostram que a principal causa de acidentes no trânsito é a imprudência do condutor aliada ao excesso de velocidade. Experiências em todo o mundo demonstram que um dos meios mais eficazes para reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito é a adoção de um programa de fiscalização eletrônica”, diz trecho da justificativa para a contratação do serviço.
De acordo com o edital, vinte equipamentos de fiscalização (radares) deverão ser instalados em até 60 dias após a expedição da ordem de serviço. O mesmo prazo é válido para a implantação de outros tipos de serviços, com exceção da instalação de cinco câmeras de videomonitoramento (com prazo de 120 dias).
No documento, ainda são sugeridos cerca de 50 pontos onde os radares podem ser instalados, como trechos das avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes, Esmeraldas, Sampaio Vidal, Santo Antônio, Sanches Cibantos, República, Tiradentes, Rio Branco, entre outras.
Vence a licitação a empresa que oferecer o menor preço pelo serviço. A sessão de processamento do pregão está prevista para o dia 10 de janeiro, a partir das 9h. O contrato terá vigência de cinco anos. O Marília Notícia questionou a Emdurb sobre o valor estimado para o serviço, porém a resposta foi de que não há previsão. Clique aqui para acessar o edital completo.