Embaixador nega mudanças e diz que COP30 permanece em Belém
O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), embaixador André Corrêa do Lago, reiterou nesta sexta-feira (1º) que o evento será realizado em Belém, capital do Pará. O embaixador afirmou que o Brasil está atuando para garantir que todos os países, em especial os mais pobres, consigam participar da conferência, marcada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro.
A declaração foi feita durante evento com jornalistas para marcar a proximidade dos 100 dias da realização da COP30 (2 de agosto).
“A COP vai ser em Belém, o encontro de chefes de Estado vai ser em Belém e não há nenhum plano B. O que aconteceu foi uma reunião de emergência e os representantes dos países disseram ter uma preocupação muito grande por causa dos preços de hospedagem em Belém e que esses preços estão muitíssimos acima de qualquer aumento que houve em qualquer outra COP”, relatou o embaixador.
No dia 29 de julho, foi realizada uma reunião de emergência com Organização das Nações Unidas (ONU) convocada por alguns países para falar sobre os preços abusivos de hotéis em Belém (PA). Na ocasião, os representantes chegaram a questionar a possibilidade de transferência da sede do evento.
As reclamações vieram de nações classificadas pela ONU como países menos desenvolvidos, pequenos estados insulares e da delegação africana. As reclamações também vêm de nações mais ricas, que avaliam reduzir suas delegações.