Em consenso de ideias, Matheus Moris inicia campanha à reeleição em Oriente
O candidato à reeleição e único a disputar o pleito municipal em Oriente, Matheus Moris (PP), programou o início da campanha eleitoral na cidade com colagem de adesivos em carros neste sábado (24).
A ação será realizada às 14h na avenida Max Wirth, próximo ao quiosque da estação ferroviária. A colagem contará com a presença dos candidatos a vereadores da coligação e apoiadores.
A candidatura única de Matheus se dá em acordo de ideias entre partidos e população. Moris afirma que as adversidades que o município enfrentou nos últimos quatro anos foram os fatores primordiais deste cenário político.
“Assumi em 2021 em meio a uma crise sanitária, a pandemia, as queimadas e naquele momento não tinha espaço para disputa. Depois tivemos problemas com a demolição do pontilhão. Precisamos ter embates, brigar por Oriente, para termos segurança nos retornos das saídas da cidade. Então, houve nesse primeiro momento uma união”, disse Moris.
Já a concretização de que Oriente teria apenas um candidato ao Executivo, segundo o prefeito, surgiu depois de ele apresentar o desenvolvimento de sua gestão ao longo do tempo.
“Conquistamos o primeiro caminhão pipa, conseguimos pavimentar a Serra do Jatobá, reformar a rodoviária, iluminação 100% LED, construção da sede da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e zeramos a fila de exames diversos. Com a proximidade do período eleitoral, as forças políticas da cidade entenderam que não era hora de voltarmos a competir”, reitera.
Embora Moris seja o único candidato, a legislação eleitoral exige que pelo menos metade dos eleitores da cidade, mais uma pessoa, compareça às urnas para que ele possa ser eleito. Dentre esses eleitores, apenas um precisa votar nele, e os votos em branco e nulos também são contabilizados. Mesmo que os eleitores optem por não votar no candidato, eles ainda precisam participar da eleição para que ele seja eleito. Caso contrário, a eleição será anulada.
Segundo o levantamento mais recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade de Oriente conta atualmente com 5.147 eleitores, dos quais 2.482 são homens e 2.665 são mulheres. Portanto, para que Moris seja eleito, é necessário que pelo menos 2.574 pessoas compareçam às urnas no dia da eleição.
INFLUÊNCIA
Moris foi um dos correligionários do partido a receber nesta semana o deputado federal Fausto Pinato (PP), que desembarcou em Marília para cumprimento da agenda política. O parlamentar esteve na região para tratar apoios e parceria.