Marília se destaca em 2021 na imunização contra a Covid
Há quase um ano, em 18 janeiro de 2021, Marília recebeu as primeiras doses de vacinas contra a Covid-19. Até esta quarta-feira (29), exatos 345 dias depois, já foram feitas mais de 432,1 mil aplicações dos imunizantes.
As primeiras ampolas foram ministradas um dia após a chegada das vacinas em solo mariliense. O próprio governador João Doria (PSDB) esteve no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) para acompanhar a inoculação da dose inicial.
No decorrer do ano, no contexto do combate ao coronavírus, Marília se destacou por seu programa de vacinação e em diversas ocasiões apareceu entre as cidades com maior público-alvo vacinado.
No começo de junho, por exemplo, Marília estava na liderança do ranking de municípios entre 200 mil e 400 mil habitantes. Com 32% da população tendo iniciado o ciclo vacinal naquela ocasião, nenhuma outra cidade paulista da mesma faixa populacional tinha um percentual maior.
Em fevereiro, o município já liderava a vacinação entre as cidades com mais de 100 mil habitantes e ocupava a 16ª posição no ranking geral.
Atualmente, segundo o Vacinômetro – mantido pelo Governo do Estado de São Paulo -, 83,86% dos marilienses já tomaram pelo menos a primeira dose da vacina.
A cobertura só não é maior porque somente agora as crianças com 12 anos ou menos foram autorizadas, e a aplicação começa em janeiro em todo o Estado.
No momento, Marília ocupa a posição número 284 no ranking geral das cidades paulistas que mais vacinaram. Ao todo, são 645 cidades no Estado.
Atualmente, são 197,2 mil primeiras doses aplicadas na cidade; 178,8 mil primeiras; 51,5 mil segundas; e 4,4 mil únicas.