Elton John diz que Jesus Cristo aprovaria o casamento entre gays
Enquanto planeja o casamento com o companheiro de longa data David Furnish, Elton John diz que o próprio Jesus aprovaria o casamento de pessoas do mesmo sexo – inclusive o casamento entre padres homossexuais.
“Se Jesus Cristo fosse vivo hoje em dia, eu não consigo ver, como um cristão e grande pessoa que ele foi, dizendo que isso não poderia acontecer”, disse John, em uma entrevista à Sky News. “Ele pregava sobre amor, compaixão, perdão, união entre as pessoas. Era isso que a igreja deveria fazer”.
A questão surgiu quando John dizia que vê como “sinais de esperança” as nomeações de Justin Welby a Arcebispo da Cantuária e do Papa Francisco. Mas, para ele, ainda há espaço para mais desenvolvimento, incluindo no fato de a igreja britânica recusar o casamento gay de integrantes do clérigo e da igreja católica requerer o celibato. “São coisas antigas e estúpidas”, diz ele.
John também diz que enquanto está “vivendo na luxúria” no Reino Unido, com seus “direitos humanos intactos”, ele está comprometido a garantir que pessoas ao redor do mundo tenham acesso aos mesmos direitos. “Globalmente, nós parecemos estar 18 meses atrasados, em algumas áreas”, continuou o músico.
Neste tema, John afirma que planeja se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin na próxima visita ao país, onde ele já disse ter “legitimado uma perversa homofobia”. “Vou a Rússia em novembro e tentarei me encontrar com Putin e conversar com ele. Eu não sei que bom fará, mas é necessário construir uma ponte – e não uma parede e dizer que não quero falar com essas pessoas. A única coisa que resolve os conflitos é a conversa.”
Sobre os planos para o casamento, disse que as núpcias não devem acontecer até o próximo ano – ele já vive em união civil com Furnish desde 2005. “Quando fizermos, será algo tranquilo e de improviso”, diz o músico. “Já fizemos a nossa grande festa quando tivemos a nossa união civil.”
Fonte: Rolling Stone