Eleitor deve portar documento, máscara e caneta
As eleições municipais acontecem no próximo domingo, dia 15 de novembro, entre 7h e 17h, e o eleitor mariliense deve se apresentar à seção a que está vinculado portando documento pessoal com foto, máscara e sua própria caneta levada de casa.
No dia da votação o secretário da seção eleitoral vai fazer a triagem da documentação e organizar a fila. Em seguida, o eleitor apresenta seus documentos ao mesário, que autoriza a entrada na seção.
O eleitor então deve passar álcool em gel nas mãos e se encaminhar ao segundo mesário, a quem é apresentado documento com foto e seus dados, para ser localizado no caderno de votação.
O mesário dita os números pessoais para o presidente da seção e o eleitor assina o caderno de votação com sua caneta particular. O cidadão recebe o comprovante e está apto a se dirigir à cabine de votação.
Hora do voto
Na hora do voto, primeiro vem a escolha do candidato a prefeito e são solicitados os dois números referentes ao político escolhido pelo eleitor. Digitado o número, conferido nome e foto do candidato, deve ser apertada a tecla verde ‘confirma’.
Em seguida, é a vez de votar no vereador e são solicitados cinco números. Após digitá-los, o eleitor deve novamente confirmar seu voto após a conferência de nome e foto do candidato.
Ao concluir a votação, o eleitor se dirige à saída e passa novamente o álcool em gel em suas mãos antes de deixar a seção.