Educadores de Marília discutem inclusão da computação no currículo escolar

A Secretaria Municipal da Educação promoveu no dia 23 de outubro um encontro formativo durante o Horário de Estudo Coletivo (HEC), reunindo professores da rede municipal, representantes da pasta e membros do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela implementação da proposta de computação no currículo escolar em Marília.
O objetivo foi apresentar os avanços da inserção da Educação Digital nas escolas, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC).
Durante o encontro, os educadores discutiram a Resolução CNE/CEB nº 2/2025, que torna obrigatória a inclusão da Computação na Educação Básica a partir de 2026. Também foram abordados os eixos da Enec — Conectividade, Dispositivos e Ambientes, Currículo, Formação, Recursos Educacionais Digitais e Gestão e Transformação Digital — e os três campos de aprendizagem definidos pela BNCC Computação: Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital.
O GT apresentou ainda o cronograma municipal de implementação e as ações já desenvolvidas para adequar o currículo e capacitar os professores.
Na segunda parte do encontro, os participantes foram divididos em grupos de estudo, responsáveis por analisar o currículo de cada ano do Ensino Fundamental. A atividade buscou identificar habilidades da BNCC já presentes nas práticas pedagógicas e aquelas que ainda precisam ser fortalecidas.
Segundo a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, o trabalho reforça o compromisso da rede com a inovação.
“A atividade proporcionou trocas de experiências entre as escolas e reforçou o compromisso da nossa Rede Municipal de Ensino em promover uma educação que prepare os alunos para atuar com criticidade, ética e criatividade no mundo digital”, afirmou Rosemeire.
