Educação realiza ciclo sobre a implementação do Currículo Paulista
A Secretaria Municipal da Educação de Marília realizou na última sexta-feira (7) o evento nomeado “Implementação do Currículo Paulista nas Redes Municipais”, que aconteceu no Hotel Estoril, das 8h às 17h, como culminância do ciclo de formação que visa à implementação desse arranjo curricular em cada um dos municípios do Estado de São Paulo.
Participaram desse evento todos os 97 professores coordenadores das EMEIs (escolas que atendem crianças de quatro meses a cinco anos de idade) e EMEFs (escolas que atendem crianças do 1º ao 5º ano), sob a coordenação da Supervisão de Ensino da Educação Básica e sob o apoio logístico da Equipe Técnica da Secretaria Municipal da Educação.
Os professores coordenadores, enquanto representantes das escolas municipais, receberam no evento uma cópia do documento que materializa o Currículo Paulista, a fim de que tal documento esteja sempre disponível para consulta em cada unidade escolar.
O secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi, realizou a abertura oficial, momento em que destacou a importância dessa formação continuada para professores coordenadores, pois são eles que replicarão junto a todos os docentes do Sistema Municipal de Ensino de Marília os estudos e reflexões sobre os direitos das crianças e alunos, e as aprendizagens essenciais apresentadas no documento. Salientou que o foco principal são as crianças, para as quais se trabalha incessantemente buscando promover um ensino de qualidade.
A supervisora de Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira, ao realizar a palestra “Os desafios da implementação curricular”, apresentou e conceituou os fundamentos pedagógicos que balizam o Currículo Paulista, discorrendo sobre Educação Integral, Competências e Habilidades presentes na BNCC e no Currículo Paulista, Competências Socioemocionais, Educação Especial e Educação Tecnológica.
Ao longo do evento, os professores coordenadores foram subdivididos em pequenos grupos para participarem de oficinas utilizando estratégias de metodologias ativas, nas quais realizaram estudos e reflexões sobre Educação Integral, Educação Especial e Design Thinking. Essas oficinas foram ministradas por professores coordenadores multiplicadores, que já haviam recebido formação sobre o Currículo Paulista em nível estadual, no período de maio a agosto do ano de 2022.
Ao final do evento, por meio de avaliação individual, os professores coordenadores expressaram sua aprovação em relação ao encontro formativo e destacaram dentre outros aspectos a valorização docente, organização do evento, profundidade das propostas e temáticas de estudo, possibilidades de aplicação prática junto aos docentes e alunos das escolas municipais.
Diante desse contexto e considerando-se a relevância do currículo paulista, enquanto documento que respeita as especificidades de cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo, o evento organizado pela Secretaria Municipal da Educação promoveu um dia de imersão e aprofundamentos teóricos e práticos, alinhando o documento estadual à Proposta Curricular do Município de Marília e ao Projeto Político Pedagógico das unidades escolares.