Educação realiza ciclo formativo das escolas de ETI
A Secretaria Municipal da Educação promoveu o ciclo formativo das Escolas de Educação em Tempo Integral nos dias 23 e 24 de fevereiro.
A programação foi desenvolvida durante o período de planejamento escolar, envolvendo 160 profissionais que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) em tempo integral, dentre eles: professores do ensino regular, de Educação Física e de Língua Inglesa, professores-coordenadores, auxiliares de direção e diretores.
O primeiro dia de formação envolveu a apresentação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) pela coordenadora analista do Sebrae, Natali Batista Conrado Jorge, no intuito de formar os professores que atuam nas turmas de 1º ao 5º anos, tornando-os aptos a estimularem e incentivarem os alunos na concretização de seus sonhos.
As ações previstas no Jepp deverão estar pautadas em atividades lúdicas e educativas com vistas ao desenvolvimento de práticas e vivências cotidianas que visem o autoconhecimento, as novas aprendizagens e o espírito de coletividade do aluno envolvido.
A supervisora Rita de Cássia Borguetti Pelozo, ao realizar a abertura oficial desse primeiro dia formativo, destacou a importância das mediações para que os docentes possam atuar junto aos seus alunos das Escolas de Educação em Tempo Integral tendo como premissa uma formação global e de qualidade.
O segundo evento formativo proporcionou a todos os participantes um dia de imersão com reflexões de cunho teórico-prático acerca da educação ofertada nas escolas de tempo integral que compõem o sistema de ensino.
A abertura oficial do evento foi realizada pelo secretário municipal da Educação, Helter Bochi, o qual destacou a importância do momento vivenciado para todo o público presente, uma vez que valoriza os profissionais que fazem a educação de Marília acontecer, buscando um atendimento humanizado e um ensino de qualidade.
A programação desse segundo dia foi iniciada com a palestra “Agora só falta você”, que abordou aspectos inerentes ao projeto das escolas de Educação em Tempo Integral (ETI) do município, e a palestra Cultural Interativa, que trouxe à tona a importância de um olhar mais humano e diferenciado para o nosso próximo, conforme apresentado pelo palestrante Natanael dos Santos, professor, escritor e um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Cultura Negra da Unicamp, acompanhado pelo Quinteto Liberdade, Liberdade.
O período da tarde foi destinado às atividades práticas propostas no formato de oficinas pelas assistentes técnicas de Emef, professoras Angela Watari, Camila de Oliveira, Luciane Panes e Roselaine Dilelli.
As temáticas envolvendo jogos matemáticos, leitura e produção de texto foram exploradas junto aos professores participantes com o objetivo primordial de ampliar as possibilidades didáticas de trabalho interdisciplinar e integrado entre o currículo comum e as oficinas de enriquecimento curricular.
Posteriormente, por meio de avaliação individual, os participantes expressaram sua aprovação em relação ao encontro formativo e apreciaram a valorização docente, a organização do evento e a intencionalidade das oficinas de enriquecimento curricular, que apresentaram possibilidades de aplicação junto aos alunos das unidades escolares envolvidas.