Educação planeja zerar fila de espera em creches da rede municipal em 2024

Pais e responsáveis por crianças com idade entre quatro meses e três anos e 11 meses, que estejam na fila de espera por vagas em creches da rede municipal de ensino de Marília, só terão matrícula confirmada a partir de 2024.
Até o fim de setembro, pelo menos 538 alunos inscritos na Central de Vagas aguardavam atendimento, segundo levantamento da Supervisão Escolar de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação.
O número representa 15% das solicitações realizadas ao longo deste ano e se referem, ainda segundo a pasta, a preferência por unidades escolares e ao aumento da população em algumas regiões do município.
“O acesso à creche já é assegurado para mais de 70% dos alunos que realizaram a inscrição de vagas neste ano, demonstrando que o município vem implementando ações para ampliar cada vez mais a oferta de vagas na educação infantil”, informou a Educação.
REFORMAS E CONSTRUÇÕES
O atendimento à demanda excedente no próximo ano, no entanto, depende de ampliação da estrutura física já oferecida pelo município. Reformas, ampliações e a construção de unidades escolas estão previstas em plano estratégico da Educação.
Na zona norte estão previstas as reformas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) ‘Príncipe Mikasa’, ‘Roda Pião’ e ‘Aquarela’, além da ampliação da ‘Estrelinha Dourada’ e construção de uma no bairro Marina Moretti e outra no Altos do Palmital.
Há previsão de reforma completa na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) ‘Reny Pereira Cordeiro’, da zona sul, para abertura da Emei ‘Pedacinho do Céu’. Na zona oeste, as Emeis ‘Flauta Mágica’ e ‘Fernando Mauro’ devem ser ampliadas.
As creches municipais contam atualmente com 5.372 alunos de zero a três anos. Há outros 5.110 de quatro a cinco anos distribuídos pelas Emeis e 10.482 em Emefs. As informações constam em resposta da Educação a requerimento da Câmara Municipal de Marília.