Educação lança a Semana do Brincar na rede municipal
A Secretaria Municipal da Educação está lançando a Semana Municipal do Brincar, que vai ocorrer de 23 a 29 de maio de 2022, nas escolas de Marília. O brincar é um direito universal e fundamental, previsto por lei, e que precisa ser garantido para todas as crianças.
Conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o dever de assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação do Direito de Brincar é da família, do Poder Público, da comunidade e da sociedade em geral.
Tendo isso em vista, nas Escolas Municipais de Ensino de Marília, no período de 23 a 29 de maio, vai acontecer esta semana, tendo como temática “Confiar na força do Brincar”, com programação a ser realizada no âmbito escolar.
Confira a programação da Semana Municipal do Brincar:
- Segunda-feira (23)
Brincadeiras com materiais, objetos e elementos da natureza (formas, texturas, tamanhos, cores, pesos, etc.);
- Terça-feira (24)
Brincadeiras com elementos não estruturados (cantos, estações, oficinas);
- Quarta-feira (25)
Brincadeiras com jogos simbólicos e de faz de conta (confeccionar fantasias, construir cenários, participar de jogos protagonizados);
- Quinta-feira (26)
Brincadeiras da cultura corporal e do movimento (ritmos, sons, musicalidade, brincadeiras tradicionais, etc.)
- Sexta-feira (27)
Culminância: para além dos muros da escola levando às crianças para espaços nos arredores (praças, campos de futebol, ginásios, etc.) e para brincar ao ar livre (bosque municipal, parques, etc).
Convite aos familiares para vivências de brincadeiras com as crianças (no espaço escolar)
- Sábado e Domingo (28 e 29) –
Solicitação às famílias para brincarem com as crianças no final de semana, registrando por meio de fotografias e vídeos esses momentos, com posterior envio aos professores, de modo a compor painéis que possam socializar as vivências compartilhadas.
“O objetivo central da Semana Municipal do Brincar consiste em contribuir para que o encantamento do brincar das crianças tome conta do nosso município, pois, trata-se de uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância, por meio de propostas de atividades em prol do brincar que envolvem crianças, familiares e educadores”, afirma a supervisora da Educação Básica, Karina Carrião Gomes de Oliveira.
O secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, ressalta que o “brincar é um pilar do desenvolvimento infantil, na promoção de uma infância digna e saudável. Precisa ocorrer em espaços diversos, para além dos muros das unidades escolares, como praças e parques públicos, centros culturais, teatros municipais, universidades públicas, dentre outros. Considerando que o brincar é a prova de que a criança está vivendo em sua plenitude”, conclui.