Educação ganha projeto ‘Bombeiros nas Escolas’ e treinamento de incêndio
O 1° Subgrupamento de Bombeiros (SGB) do 10° Grupamento de Bombeiros (GB) e a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizaram na última sexta-feira (7) um encontro para a implantação do programa “Bombeiros nas Escolas” e treinamento de formação das brigadas de incêndio das unidades escolares municipais.
O encontro contou com as presenças do 1° tenente PM Fernando Gomes Calogero, comandante interino do 1° SGB, 2° sargento PM Wellington Justino Brandão, encarregado administrativo do 1°SGB e cabo PM Cleginaldo Rodrigues de Pontes, bombeiro educador do 1° SGB.
A Secretaria Municipal da Educação de Marília esteve representada pela secretária-adjunta Renata Guedes do Nascimento, que também representou o secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bocchi, coordenadora administrativa de controle de pessoal Kátia Ulian da Silva Padovesi e a supervisora da Educação Básica, Daniela Rigoldi Del Nero Mota.
O programa “Bombeiros nas Escolas” terá início no mês de agosto e será direcionado, incialmente, aos alunos dos 4º anos das escolas de tempo integral e, em seguida aos alunos dos 4º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Ciclo I, contemplando um total de 1.714 alunos.
O projeto tem como objetivo ensinar os estudantes a identificar e evitar situações de risco, bem como aprender como agir em situações de emergência e aplicar primeiros socorros.
Na ocasião também foi acordado o treinamento e formação das Brigadas de Incêndio para os servidores das unidades escolares do Sistema Municipal de Educação de Marília, que será realizado através de curso teórico no formato remoto e curso prático no formato presencial.
A proposta é que os servidores passem pelo treinamento e que sejam capacitados para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros.
A parceria entre a Secretaria da Educação e o Corpo de Bombeiros tem como um dos objetivos o direcionamento na formação integral dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.