Educação de Pompeia estuda nova filosofia de ensino após visita técnica a Maracaju

Uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação de Pompeia realizou visita técnica a Maracaju (MS) com o objetivo de conhecer a filosofia educacional Profound Learning, implementada na rede pública daquele município. A abordagem, desenvolvida pelo canadense Tom Rudmik, já apresenta resultados positivos em escolas do Mato Grosso do Sul.
Participaram da visita as educadoras Claudine da Rocha Pinheiro Bezerra, Márcia Regina das Neves Ferreira Vinholo, Raquel Pereira Relvas, Luciana Cássia Capel e Rosana Hilsdorf, além do representante da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Ivan Lyo Shiozawa.
Durante a visita, o grupo manteve diálogo com professores, estudantes, servidores e técnicos da Secretaria de Educação local. O objetivo foi conhecer estratégias e resultados da adoção da metodologia, que busca transformar o ambiente educacional por meio de práticas inovadoras e centradas no protagonismo dos alunos.

“A troca foi extremamente enriquecedora. A partir do que vimos e ouvimos, podemos avaliar de forma responsável a possibilidade de implementar essa filosofia em nossa rede, adaptando à nossa realidade e aos nossos alunos”, afirmou a secretária de Educação, Claudine Pinheiro.
O prefeito Diogo Ceschim (Podemos) destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a qualificação da educação pública. “Investir na formação de nossas equipes e buscar referências de sucesso é essencial para garantir uma educação pública cada vez mais qualificada”, declarou.
A filosofia Profound Learning já é adotada no Colégio Shunji Nishimura, em Pompeia, e poderá servir de base para um plano de expansão da metodologia na rede municipal.
