Educação de Marília volta a participar da Inoveduca
A Secretaria Municipal da Educação de Marília recebeu a visita de integrantes do centro educacional Fundação Shunji Nishimura, de Pompéia (distante cerca de 30 quilômetros de Marília), no dia 3 de maio de 2023.
O encontro teve por objetivo impulsionar o convênio já estabelecido entre a instituição de ensino tecnológico e a Prefeitura de Marília, através de convênio estratégico e de cooperação com a Secretaria Municipal da Educação.
Representantes da superintendência do colégio Shunji Nishimura e a curadoria da Conferência Inoveduca estiveram reunidas com o secretário municipal da Educação, Helter Bochi, que recepcionou as educadoras do centro tecnológico acompanhado da equipe técnica-pedagógica. “Na oportunidade, houve a apresentação da 2ª Conferência de Inovação Educacional 2023 da Alta Paulista, evento que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de junho, em Pompéia”, comunicou o gestor da pasta.
A Conferência de Inovação Educacional, a Inoveduca, consiste numa grande oportunidade para reunir gestores, professores, coordenadores pedagógicos, acadêmicos e profissionais do ensino e pesquisa em educação, tendo importante interface com a inovação. “A temática deste ano será ‘Criatividade, Inovação e Aprendizagem significativa’. O assunto estará sendo abordado em 10 workshops programados, visando reflexão e atualização de todos os participantes em relação aos desafios contemporâneos da educação”, detalhou a curadora da conferência, Iolene Lima.
Convidados de renome estarão trazendo à tona temáticas de grande relevância para o cenário educacional contemporâneo, impulsionando discussões amplas sobre os variados assuntos. Estão confirmados conferencistas, como a neurocientista Carla Tieppo e o palestrante internacional Tom Rudmik, fundador do Imaginal Education e da Master’s Academy e College. A Imaginal Education, que fica na cidade de Alberta, no Canadá, é uma escola de pesquisa e desenvolvimento. Premiada, a instituição alcança resultados reconhecidos internacionalmente.
“Os nossos professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e os servidores municipais que atuam nas escolas da nossa rede municipal de ensino de Marília terão a grande oportunidade de participarem dessa conferência”, informou o prefeito de Marília, Daniel Alonso (sem partido).
O chefe do Poder Executivo lembrou que a 1ª Conferência de Inovação Educacional, realizada em 2022, contou com a participação dos educadores e profissionais da educação de Marília.
A primeira edição do Inoveduca aconteceu em junho do ano passado. “Naquela ocasião, aliás, houve o estabelecimento da estratégica parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia”, lembrou Alonso.
De acordo com as observações de Bochi, desde então, professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino estão integrados aos conceitos de inovação e do sistema de transformação digital em ambientes escolares proporcionados pela Fundação Educacional Shunji Nishimura. “Tudo isso porque sabemos e temos a consciência que os saberes educacionais são para além da sala de aula e nossos estudantes, cada vez mais, vão se preparando para os desafios surgidos pela vida moderna”, contextualizou o secretário municipal da Educação.
O convênio com a fundação de Pompeia já proporcionou aos servidores municipais da Educação a participação no evento Imaginal Leadership Transformation, realizado em outubro de 2022, e no Imaginal Teachers Training Program, em março passado. “Impactar e equipar professores para a transformação dentro da sala de aula, favorecendo o protagonismo dos estudantes, é objetivo principal de toda a equipe que compõe a Secretaria Municipal da Educação de Marília”, afirmou.
Desse modo, portanto, oportunizar condições aos profissionais das escolas municipais de fazer parte de um evento dessa magnitude reforça a concepção da Prefeitura de Marília e da Secretaria Municipal da Educação de que o conhecimento deve ser construído em ambiente harmonioso, feliz e totalmente seguro. “Tudo isso significa que estamos abrindo espaço à criatividade e inovação da comunidade escolar”, concluiu o prefeito.