‘A nossa missão é cuidar das pessoas’ diz Márcio Serva sobre novo hospital
O Hospital Oncológico Unimar (HOU) será inaugurado nesta segunda-feira (2) e a equipe de reportagem do Marília Notícia fez uma entrevista exclusiva com o reitor da Universidade de Marília (Unimar), Márcio Mesquita Serva.
Sua filha, Márcia Mesquita Serva, superintendente do Hospital Beneficente Unimar (HBU), também participou.
Destinado a ser referência no interior paulista, o HOU ocupará a íntegra da quarta torre do HBU, que passará a contar com uma equipe formada por 1,4 mil profissionais.
Com muita tecnologia, profissionais especializados e equipamento de ponta, o HOU já tem ampliação prevista para a quinta torre, que está em construção.
Veja abaixo o bate-papo na íntegra.
Marília Notícia: Qual o sentimento em ver o HOU sair do papel?
Márcio: O Hospital Oncológico Unimar é fruto de muito trabalho. Seguimos oferecendo para Marília e região um centro de saúde especializado que nos permita dar a continuidade em nossa missão de cuidar das pessoas de forma integral e humanizada em sua verdadeira essência, com o melhor atendimento e moderna infraestrutura, sempre prezando pela segurança e bem-estar dos pacientes, da comunidade hospitalar e acadêmica.
Marília Notícia: Foram quantos anos dedicados em busca deste feito?
Márcio: Decidimos junto com a equipe do HBU, há cinco anos, que a questão da oncologia era uma especialidade que não poderia deixar de existir no Hospital Beneficente Unimar, devido à importância no cenário local, regional e nacional, visto que a população está envelhecendo. A gente sabe que o cuidado do câncer se busca cada vez mais, e o hospital está sempre pronto para atender às demandas da população.
Marília Notícia: Qual o significado deste projeto para a Unimar e a família Mesquita Serva?
Márcio: O Hospital Oncológico Unimar, além da promoção à saúde, irá exercer um papel fundamental para o processo de aprendizagem dos acadêmicos dos cursos da área da saúde, assim como o HBU. A Universidade de Marília integra o grupo de excelência do MEC e tem altas notas nos principais órgãos avaliadores do país. Para a família Unimar é uma satisfação imensa, porque comprova que formamos profissionais altamente capacitados para cuidar de pessoas, contribuindo com a qualidade de vida não só dos marilienses, mas de muitos outros pacientes, por meio dos egressos espalhados por todo o mundo.
Marília Notícia: Com a entrega desta unidade, o que a Unimar espera ofertar para a população mariliense?
Márcio: O Hospital Oncológico dará continuidade na nossa missão de promover cuidado integral e humanizado, em local adequado e confortável para pacientes e familiares. Em constante desenvolvimento, o HBU foi entregue à população de Marília e região, há 21 anos, com apenas uma edificação e, até este momento, conta com três torres em atividade que oferece atendimento nas áreas: Clínica Médica Cirúrgica, Ambulatório Geral, Maternidade, UTI Neonatal, UTI Adulto, Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia, Centro Obstétrico, Imagenologia, Cardiologia, Agência Transfusional, Laboratório de Análises Clínicas e Pronto Atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares. Durante a pandemia, tornou-se referência para os cuidados de pacientes com sintomas de Covid-19, construiu a “Ala Roxa”, destinada apenas aos pacientes acometidos pelo coronavírus, podendo dar sequência nos tratamentos de pacientes com outras enfermidades, minimizando sua exposição ao vírus.
Marília Notícia: Como o prédio do HOU está composto hoje, estruturalmente falando?
Márcia: É um prédio novo que vai centralizar todos os tratamentos, como a Quimioterapia, Imunoterapia, Drogas Alvo e Hormonioterapia. A estrutura conta, também, com três novas salas cirúrgicas exclusivas para cirurgias oncológicas. A estrutura tem também três novas salas cirúrgicas, além de ambiente com ala arborizada, cafeteria, de fácil acesso e interligado com o Pronto Atendimento do HBU. Ou seja, é um ambiente idealizado com muito zelo para os pacientes.
Marília Notícia: Como se dará o atendimento no local? Como deve funcionar a estrutura do HOU?
Márcia: O Hospital Oncológico Unimar será dotado de toda estrutura e serviços visando atender plenamente o paciente. A equipe multidisciplinar vai dar o suporte, médico e psicológico, inclusive para a família. Tudo em ambiente humanizado, para trazer conforto ao paciente e aos familiares.
Marília Notícia: Ele será um braço do HBU ou funcionará de forma independente?
Márcia: Será um braço do HBU, atendendo o paciente de uma forma completa. Após os tratamentos, se houver necessidade dos serviços do HBU, o paciente será prontamente atendido e, da mesma forma, se dará o caminho inverso. Uma vez constatado o câncer, nos exames feitos no HBU, o paciente será automaticamente encaminhado para o Hospital Oncológico.
Marília Notícia: O Hospital Oncológico disponibilizará quantos leitos?
Márcia: São, ao todo, 46 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) à disposição para atender o paciente que se encontra em estado de saúde mais delicado, sendo estes, atendidos por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e 100% dedicada à melhora do paciente. O Hospital Oncológico terá ainda 84 leitos clínicos com vista para o vale proporcionando acolhimento diferenciado aos pacientes.
Marília Notícia: Deste total, quantos terão credenciamento SUS?
Márcia: Inicialmente o Hospital Oncológico vai atender pacientes particulares e por meio de convênios. O atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) depende de credenciamento de leitos e mobilização política em Marília e em Brasília.
A princípio os atendimentos serão particulares ou por meio de convênios, mas a diretoria do HBU está em mobilização para o credenciamento ao SUS.
Marília Notícia: Além de leitos, quais serviços serão realizados no local (consulta, clínica, enfermaria, internação, cirurgia)?
O Hospital Oncológico Unimar irá ofertar à população a Quimioterapia, Imunoterapia, Drogas Alvo, Hormonioterapia, Hematologia, diagnóstico por imagem, Laboratório para exames, UTI Adulto e Centro Cirúrgico Oncológico, além dos cuidados realizados por Farmacêuticos Clínicos Especializado e Serviço de Odontologia Hospitalar.
Marília Notícia: No ano passado o HBU recebeu o PET/CT, equipamento de alta tecnologia, usado para detecção de nódulos, ele deve ser o diferencial do Hospital Oncológico?
Márcia: Com certeza o PET/CT será um diferencial no atendimento. Ele entra em operação dentro de aproximadamente seis meses. Mas o Hospital Oncológico terá uma gama muito grande de serviços. Vamos ter, ainda, o espaço da Radioterapia e a Hemodinâmica, a serem entregues em breve.
Marília Notícia: Quais serviços inéditos devem ser prestados para os moradores de Marília e da região?
Márcia: Além do PET/CT e do Acelerador Linear, nós vamos contar com cirurgias invasivas nos equipamentos de radioterapia, além da crioterapia, que também é único em toda a região, que tem como objetivo reduzir as chances de queda de cabelo durante o tratamento quimioterápico e também nós vamos trabalhar com terapias alternativas, integrando o cuidado do paciente de alta complexidade com a questão humana que é fundamental.