Duplicação da SP-294 entre Marília e Oriente reduz pela metade o número de feridos

Um ano após a conclusão da duplicação da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), entre Marília e Oriente, os acidentes e feridos diminuíram significativamente. Levantamento da Eixo SP Concessionária de Rodovias aponta queda de 28% no total de acidentes e redução de 50% no número de pessoas feridas, em comparação ao período anterior às obras.
O estudo comparou os registros entre agosto de 2021 e agosto de 2022 — antes do início das intervenções — com o período de agosto de 2024 a agosto de 2025, já com o trecho duplicado. Os acidentes passaram de 128 para 92, as vítimas feridas de 81 para 40, e as mortes caíram de três para duas no trecho entre os quilômetros 458 e 477.
Com investimentos de mais de R$ 220 milhões, as obras de duplicação duraram dois anos e incluíram a construção de 10 quilômetros de vias marginais, sete quilômetros de ciclovias e quatro dispositivos de acesso e retorno. O trecho é utilizado diariamente por cerca de 10 mil veículos.
A intervenção também contemplou duas novas passarelas de pedestres, a readequação de uma terceira e a instalação de 797 luminárias, o que melhorou a visibilidade noturna e contribuiu para reduzir o risco de acidentes.
De acordo com a coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli, os resultados demonstram o impacto positivo dos investimentos. “A duplicação não apenas melhorou a fluidez do tráfego, como também reduziu de forma significativa os acidentes e as ocorrências com vítimas. Os resultados obtidos demonstram a importância de investimentos em segurança viária para salvar vidas”, afirmou.