Drive thru de vacinação contra gripe será na zona Sul
A Secretaria Municipal de Saúde realizará na quarta-feira (8) e quinta-feira (9), entre 8h e 12h, no Complexo de Trânsito da cidade, localizado na rua Anita Garibaldi, 49, no bairro Hípica Paulista, na zona Sul, um drive thru de vacinação contra a gripe – a vacinação será apenas em idosos e profissionais de saúde devidamente identificados.
Segundo a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, serão disponibilizadas mil doses da vacina em cada dia.
“Para agilizar o processo de vacinação, a Secretaria de Saúde orienta os idosos que forem tomar a vacina que procurem sentar do lado direito do carro, ao lado do motorista, e que mantenha em mãos a caderneta de vacina, RG ou outro documento oficial com foto”, disse Renata.
O prefeito Daniel Alonso explicou que determinou este novo drive thru depois que o primeiro, realizado em 26 de março, foi bem recebido pela população.
“Conseguimos alcançar um grande público alvo no drive thru que fizemos no Centro dia 26 de março. Acredito que agora com 2 mil doses disponíveis nesta nova etapa do drive thru poderemos chegar mais perto da meta que é vacinar 100% do público alvo desta primeira etapa, que são os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de saúde”, afirmou o chefe do Executivo.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informou que 80% dos idosos com mais de 60 anos e 53% dos profissionais de saúde já foram imunizados.
“Esperamos que esta semana a vacinação alcance a meta para esta primeira fase”, disse o secretário.
Cassio Júnior disse também que a secretaria, por meio da Vigilância Epidemiológica, segue monitorando todos os casos suspeitos de coronavírus na cidade.
Renata Plácido voltou a afirmar que o drive thru é uma opção a mais para evitar aglomerações e lembrou que a vacinação acontece normalmente em todas as unidades de saúde e também nas escolas sendo elas:
- Emef Mário Covas (rua Manoel Pinheiro Matos, 840, no Jardim Santa Antonieta);
- Emef Paulo Freire (rua José Cunha de Oliveira, 50, no Jardim Teotônio Vilela);
- Emef Myrthes Pupo Negreiros (rua Fernando Fontana, 195, no bairro Costa e Silva);
- Escola Estadual Padre João Walfredo Rothermund (rua Gildo Bonato, 277, no Jardim Planalto);
- Emef Antônio Ribeiro (rua Benedito Mendes Faria, 450, no bairro Nova Marília);
- Emei Criança Feliz (avenida Guiomar Novaes, 155, no bairro Santa Antonieta);
- além da Comunidade Eurípedes Barsanulfo (avenida Sampaio Vidal, 2.110-A, no Jardim Continental).
A supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni Mosquini alerta mais uma vez a população que esta vacina não imuniza contra a doença da Covid-19, porém como os sintomas gripais e do novo coronavírus são parecidos, a imunização permitirá aos médicos mais facilidade de diagnóstico.
“A vacina contra a Influenza protege dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B. O produto é feito de vírus inativado e não oferece risco de provocar gripe”, disse Alessandra
Cronograma e dia D
As fases da Campanha de vacinação contra a gripe, por público alvo, foram alteradas pelo Ministério da Saúde.
– 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde;
– 16 de abril: Profissionais de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
- 09 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência.
A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.