Drive Thru de vacinação contra a gripe prossegue
A Secretaria Municipal de Saúde informou que foram vacinadas 553 pessoas nesta quarta-feira (8) no drive thru, realizado no Complexo de Trânsito da cidade, localizado na rua Anita Garibaldi, no bairro Hípica Paulista, na zona Sul.
Segundo a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, para esta quinta-feira (9) serão disponibilizadas 1.400 doses da vacina.
Renata reforça a informação para agilizar o processo de vacinação e orienta os idosos que forem ser vacinados que mantenham em mãos a caderneta de vacina, RG ou outro documento oficial com foto, ficando do lado direito do carro, ao lado do motorista.
O drive thru é uma opção a mais para evitar aglomerações e a vacinação acontece normalmente em todas as unidades de saúde e também nas escolas.
Segue a lista de escolas que estão realizando a vacinação: Emef Mário Covas (rua Manoel Pinheiro Matos, 840, no Jardim Santa Antonieta); Emef Paulo Freire (rua José Cunha de Oliveira, 50, no Jardim Teotônio Vilela); Emef Myrthes Pupo Negreiros (rua Fernando Fontana, 195, no bairro Costa e Silva); Escola Estadual Padre João Walfredo Rothermund (rua Gildo Bonato, 277, no Jardim Planalto); Emef Antônio Ribeiro (rua Benedito Mendes Faria, 450, no bairro Nova Marília); e Emei Criança Feliz (avenida Guiomar Novaes, 155, no bairro Santa Antonieta); além da Comunidade Eurípedes Barsanulfo (avenida Sampaio Vidal, 2.110-A, no Jardim Continental).
A supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni Mosquini alerta mais uma vez a população que esta vacina não imuniza contra a Covid-19, porém como os sintomas gripais e do novo coronavírus são parecidos, a imunização permitirá aos médicos mais facilidade de diagnóstico.
“A vacina contra a Influenza protege dos subtipos virais A (H1N1 e H3N2) e também Influenza B. O produto é feito de vírus inativado e não oferece risco de provocar gripe”, disse Alessandra
“Vimos que Marília está entre as 13 cidades polos do estado de São Paulo com o risco maior para o contágio com o coronavírus. Por isso é importante sempre estarmos realizando ações que evitem ao máximo a aglomeração de pessoas”, disse o prefeito Daniel Alonso.
Cronograma e Dia D
As fases da Campanha de Vacinação contra a Gripe, por público alvo, foram alteradas pelo Ministério da Saúde.
– 23 de março até 15 de Abril: idosos e profissionais de saúde;
Profissionais de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional já estão liberados para se vacinarem.
– 16 de abril: Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
09 de maio (Dia D de vacinação): todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência.
A campanha seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.