Doses contra gripe já estão disponíveis para reserva na Sgarbi Vacinas
O convívio social restrito associado às medidas de segurança, como o uso de máscaras, durante a pandemia, causou o desinteresse pela vacinação contra a gripe. O retorno à normalidade, porém, traz a necessidade de intensificar a atenção com as vacinas da Influenza novamente.
A análise é da médica infectologista Luciana Sgarbi, referência na área e responsável pela Sgarbi Vacinas, clínica que disponibilizou um serviço de pré-venda para que o público em geral possa garantir a aplicação do imunizante contra a gripe.
A previsão para a chegada do produto é na segunda quinzena de março.
“O cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023 prevê o início das ações para o público-alvo a partir de abril. A vacinação na clínica Sgarbi é diferente da rede pública por conter um vírus a mais: é quadrivalente e portanto mais completa”, explica a infectologista.
De acordo com a especialista, a ação preventiva é a melhor forma de proteção contra a doença que pode causar complicações com risco até mesmo de morte.
“Paramos de usar máscaras, voltamos a conviver em grupos maiores de pessoas, nossos filhos voltaram a frequentar escolas e os vírus passaram a ter uma transmissão mais alta novamente”, avalia Luciana.
O objetivo da clínica é proporcionar a imunização para qualquer pessoa que tenha interesse e disponibilidade para adquirir a dose anual.
“A mortalidade da gripe, em 2022, foi maior do que a da Covid-19. É preciso que a população volte a ter a percepção do perigo da Influenza, que pode causar uma pneumonia, uma internação ou outras complicações piores”, garante a médica.
O grupo de risco – composto principalmente por crianças de seis meses a quatro anos e idosos com mais de 60 anos – é a parcela da população mais sensível à doença.
“No inverno, percebemos um aumento de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas e mais mortes de idosos, que geralmente têm outras comorbidades”, lamenta.
Interessados podem adquirir a vacina da gripe, clique aqui. A data para a aplicação será marcada com a chegada dos produtos no país, prevista para meados de março.
COMPOSIÇÃO
A vacina contra a Influenza é atualizada anualmente para conter os vírus que estão circulando neste período.
Em 2023, a cepa circulante H1N1 A/Sydney foi incluída. A composição da vacina Influenza 2023, disponível na Sgarbi, é: A/Sydney/5/ 2021 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2), B/Áustria/1359417/2021 (Victoria) e B/ Phuket/3073/2013 (Yamagata).
Segundo informe presente no site da clínica, a vacina é indicada para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença.
O imunizante também está licenciado para gestante em qualquer idade gestacional.
ESQUEMA VACINAL
- Crianças de seis meses a oito anos: doses na primeira vez em que forem vacinadas (primo vacinação), com intervalo de um mês e revacinação anual;
- crianças ≥ nove anos de idade: dose única anual;
- crianças de qualquer idade já vacinadas pelo menos uma vez: dose única anual;
- adultos e idosos: dose única anual;
- esgtantes: dose única em qualquer fase da gestação.
SERVIÇO
A Sgarbi Vacinas fica localizada na avenida das Esmeraldas, número 2.899, no Jardim Tangará, zona Leste de Marília.
Os telefones são o (14) 3433-2423, (14) 3433-0268 e WhatsApp (14) 9 8135-4871 [clique aqui para iniciar uma conversa].
O centro de vacinação também conta com as páginas facebook.com/sgarbivacinas e @sgarbivacinas no Instagram.
O site oficial é o sgarbivacinas.com.br.
É possível comprar uma dose da vacina contra a gripe através do site, dos telefones ou pessoalmente.