Dorival e Cuca: Estreias com futebol similar e resultados distintos
Dorival Junior e Cuca estrearam neste fim de semana no comando de São Paulo e Corinthians. Nenhum torcedor esperava que um deles sacasse uma varinha mágica e transformasse o time, mas o que se viu foi um futebol muito similar e com resultados distintos.
Mesmo afirmando na coletiva que aproveitaria o trabalho de Rogério Ceni, Dorival Junior escalou um São Paulo mais defensivo e pragmático. A mudança de treinador também aumentou a disposição de alguns jogadores que não vinham sendo aproveitado pelo antigo treinador.
O resultado desses ajustes apareceu no primeiro. O São Paulo recuperou a bola no campo de ataque após pressão na saída de bola do América-MG e abriu o placar em um chute de Luciano.
Após isso, o Tricolor foi salvo por grandes defesas do goleiro Rafael e contou com o oportunismo de Calleri e Marcos Paulo para vencer por 3×0. O resultado foi enganoso, mas dá gás para o trabalho de Dorival, que já tem uma decisão de vaga fora de casa contra o Ituano pela Copa do Brasil e precisa vencer para avançar.
Já a chegada de Cuca ao Corinthians não parece ter causado efeito motivacional no elenco. O Timão começou bem o jogo e abriu o placar com Roger Guedes, mas ainda no primeiro tempo sofreu o empate do Goiás em mais um gol de cabeça.
O segundo tempo mostrou um Corinthians desinteressado no jogo e pouco competitivo. A vitória por 3×1 do Goiás foi mais do que justa.
Na coletiva após o jogo, Cuca prometeu bom futebol em 15 dias, mas antes disso terá uma sequência complicada contra Remo (Copa do Brasil), Palmeiras (Brasileirão) e Independente Del Valle (Libertadores).
As mudanças de treinador nem sempre trazem a mudança esperada no futebol apresentado, mas o resultado nesse momento é o mais importante. Dorival conseguiu isso com o São Paulo. Já Cuca parece que vai ter muito trabalho no Corinthians.
*
Pitacos do Matheus – pitacosdomatheus.blogspot.com
Instagram – @pitacosmatheus
Twitter – @matheus_hbrito