Páscoa motiva o empreendedorismo local e mobiliza busca de famílias por chocolates
O clima de Páscoa chegou em Marília e o período também trouxe motivações para o empreendedorismo local, além de mobilizar as famílias para a escolha dos mais diversos tipos de ovos de chocolate. Em meio a tantas histórias, teve até arquiteta que desistiu da profissão para apostar no cacau.
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) estima que as vendas de chocolates (incluindo os ovos de Páscoa) devem crescer 4,5% nesta semana, no comparativo com o ano anterior. Em relação aos preços dos chocolates, houve uma alta de 3,8% no valor dos produtos, mas ainda assim abaixo da inflação brasileira, que ficou em 4,5%.
Conforme o economista da Apas, Felipe Queiroz, a projeção de crescimento nas vendas está apoiada na melhora dos indicadores de emprego, crédito e renda. “Os dados de mercado de trabalho divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o país encerrou 2023 com a menor taxa média de desemprego desde 2014. Os programas governamentais de combate à inadimplência, sobretudo das famílias de menor renda, têm surtido efeito”, comenta.
A aposentada Helena Galve Januário, de 71 anos, aproveitou a inauguração da loja de fábrica Divino Vício, na zona sul de Marília, no último sábado (23), para escolher os ovos de chocolate.
“A oportunidade é boa, porque os preços no outlet são acessíveis e os chocolates têm qualidade. Vou comprar para meus netos, que preferem os ovos 100% cacau, com brinquedos. Já eu prefiro 70% cacau. Tem para todos os gostos na fábrica”, relata.
Outros clientes da fábrica, Antônio Caldas, 74, e Antônia Caldas, 69, comentaram que é tradição da família comparar os preços e visitar a loja outlet. “Pesquisamos bastante pela cidade e aqui encontramos preços baixos. A gente vem todos os anos para comprar ovos para nossos filhos, netos e noras. Com a economia, conseguimos presentear toda a família. A inflação está alta e não dá pra comprar sem pesquisar”, destacam.
Segundo o empreendedor Ricardo Modesto, que está no ramo há 34 páscoas, a fábrica Divino Vício Chocolates conta com 18 licenças de personagens que tematizam o mix de produtos da marca. “Temos heróis da DC, Galinha Pintadinha, Super Pets, Scooby Doo, Chaves, Parque dos Dinossauros e vários outros. As crianças amam o lúdico. O melhor de tudo é o preço de fábrica”, ressalta.
EMPREENDEDORISMO
Em Marília, depois de desistir da faculdade de Arquitetura e não seguir na área de Design de Interiores, Bruna de Souza Novaes de 28 anos decidiu apostar nos dons culinários. Há três anos, a ex-universitária deu início aos trabalhos no ramo de confecção dos chocolates. Aposta deu certo e, agora na Páscoa, ela vê as vendas duplicarem.
Com um toque quase que artístico e arquitetura que impressiona, Bruna oferece uma variedade de chocolates. A doceira artesanal relata que investiu no segmento e arriscou em receitas.
“Sempre gostei de fazer doces e as pessoas elogiavam quando experimentavam. Sou formada em Design de Interiores e não conclui Arquitetura para dedicar mais tempo aos chocolates. Até fiz o curso de Gastronomia, mas não finalizei por causa da pandemia. Em três anos, fui me aperfeiçoando e hoje trabalho com chocolates tradicionais, veganos e zero açúcar”, detalha.
A atividade artesanal sempre chama a atenção dos clientes na Páscoa. “Faço ovos de vários formatos, com recheios mais elaborados e mimos para presente. Para alérgicos, produzo ovos veganos e, para os diabéticos, o zero açúcar feito com chocolate belga. Meu diferencial na Páscoa é a modelagem dos chocolates em formato de cenoura, coelhinhos e estilo lembrancinhas”, afirma.
Segundo a doceira, a criatividade e inovação nos sabores alavancaram os negócios. “Minhas vendas duplicam na Páscoa e trabalho por encomenda, mas também preparo produtos à pronta-entrega para os dias mais próximos do dia santo. Meu objetivo é fazer com que as pessoas saboreiem cada pedacinho do chocolate, vivendo cada momento. Hoje a vida das pessoas é tão corrida que elas acabam se alimentando correndo. O correto é saborear com calma”, destaca.
A aposta no comércio de chocolates ganha cada vez mais adeptos a cada ano que passa. E se engana quem pensa que o doce à base de cacau alavanca o comércio tão somente no período da Páscoa. O produto é bastante querido e tem público para praticamente todas as datas comemorativas do ano.
Em cada época, o trabalho com o chocolate pode ser feito de um jeito diferente como, por exemplo, chocotone no Natal e doces variados para o Dia das Mães e Dia dos Namorados.