MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 18 set. 2014

Doação de órgão e tecidos é tema de campanha na cidade

por Marília Notícia

Equipe de voluntários da Santa Casa de Marília, que atua na Campanha Integrada de Doação de Órgãos e Tecidos, intensificou as ações para destacar a importância do tema.

O ministério da Saúde definiu o dia 27 de setembro como data nacional. O engajamento do hospital visa ampliar a conscientização, desmistificar o gesto da doação e estimular que as famílias tratem do assunto sem tabus. Na última segunda e terça-feira (15 e 16), a Santa Casa realizou um pedágio educativo para aferir o conhecimento dos profissionais de saúde.

As ações são organizadas pelo Spot (Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos) da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), em parceria com a Santa Casa.  Durante o mês, profissionais das duas unidades de saúde promovem uma série encontros, palestras e distribuição de material educativo. Também utilizam o laço verde, um símbolo internacional da causa.

O pedágio educativo, feito na Santa Casa, também ocorre neste dia 18 e 19 (quinta e sexta) no HC (Hospital das Clínicas). Funcionários são abordados e convidados a retirar de uma caixa uma pergunta. Quem acerta, confirma seus conhecimentos sobre o tema e ganha um chocolate. Quem erra fica com o prêmio de consolação (balas, pirulitos), mas saem melhor informados acerca da doação de órgãos.

IMG_6955

Pedágio educativo na Santa Casa

Referência em transplantes renais e integrada à rede que alimenta o banco de dados do sistema nacional, a Santa Casa de Marília mantém ativa sua CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante). Mas, além da função legal do grupo, conta com o engajamento e entusiasmo da assistente administrativa Deborah Milani e da terapeuta ocupacional Izabel Travitzky, que coordenam as ações da campanha.

O trabalho começa bem antes do mês de setembro. Em 2014, a equipe fez parceria com o estudante e ilustrador Guilherme José, de 16 anos. Com suas cores e criatividade, o jovem deu vida aos personagens do roteiro preparado por Deborah. O resultado foi um gibi onde os amigos “Lucas” e “Danilo” descobrem, a partir da necessidade de um transplante, a importância do gesto de doar.

O material educativo ajuda ainda a desmistificar e esclarecer equívocos que atrapalham quando o assunto é doação. A confecção contou com o apoio da iniciativa privada.

Neste dia 20 (sábado) serão distribuídos materiais educativos no supermercado Tauste Norte. Já no dia 27, data nacional definida pelo Ministério da Saúde, haverá uma mobilização na rotatória da praça Athos Fragata, na avenida Tiradentes. O #1salva8 conta com a parceria do Lions Clube e será uma forma dinâmica de chamar a atenção para o tema.

Captação – Em 2014, o Spot de Marília (responsável por uma região superior a 60 municípios no Interior paulista), registrou oito doadores múltiplos, com a captação de oito fígados, 16 rins e duas doações de ossos. Foram registrados ainda 55 doadores de córneas, totalizando 110 órgãos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie