Diretoria da Santa Casa recebe visita de deputado federal
A diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Marília recebeu a visita do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), um dos principais líderes da bancada ruralista no Congresso. Em pauta, a necessidade de apoio às instituições filantrópicas, o diálogo junto ao Palácio do Planalto para acabar com a demora na liberação das emendas da saúde, além de reforma política e saúde do produtor e trabalhador rural.
Desde 2010, o parlamentar tem indicado emendas em benefício da Santa Casa de Marília, que já investiu R$ 400 mil para a melhoria dos serviços. Este ano, Marquezelli foi autor de emenda de R$ 100 mil, destinados à compra de um foco cirúrgico de LED e um perfurador pneumático para o centro cirúrgico, além de onze suportes para soro, que serão usados em setores diversos da instituição.
Os focos cirúrgicos são estruturas afixadas no teto e direcionadas para iluminar o campo cirúrgico. Na maioria das instituições de saúde, ainda são utilizadas lâmpadas alógenas, com menor qualidade de iluminação e durabilidade. A Santa Casa de Marília, porém, deverá contar em breve com a atualização dos equipamentos em todas as salas (nove no total), o que amplia a segurança para os pacientes e as equipes médicas.
Estes avanços, entretanto, dependem da iniciativa dos representantes eleitos pela população. O provedor da Santa Casa de Marília, empresário Milton Tédde, explica o motivo. “O atual modelo de financiamento da saúde não permite que as instituições filantrópicas façam investimentos dessa natureza. Em geral, as receitas geradas pelos serviços feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) não são suficientes nem para custeio do próprio procedimento”, disse.