MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 07 jun. 2021

Município arrecada absorventes para mulheres

por Carolina Rolta

Coletivo ‘Girl Up’ (Foto: Divulgação)

Viver sem o acesso a itens básicos de higiene menstrual por falta de recursos, infelizmente, é uma realidade de muitas meninas e mulheres no mundo.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que trabalha pela garantia dos direitos de cada criança e adolescente, apresentou neste ano, em maio, o relatório “A Pobreza Menstrual Vivenciada Pelas Meninas Brasileiras”, que traz um mapa sobre a realidade menstrual no Brasil.

Mais de 710 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e mais de quatro milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados nas escolas.

A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até falta de conhecimento por parte de jovens e mulheres para cuidados próprios, fato que afeta milhares de brasileiras que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, por vezes sem acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo, caracterizando uma violação de direitos humanos, segundo a Unicef.

Meninas e mulheres fazem uso de soluções improvisadas para conter o sangramento menstrual com pedaços de pano usados, roupas velhas, jornal e até miolo de pão.

Diante desta situação, a Secretaria de Direitos Humanos adere campanha “Livre para Menstruar”, que prevê a arrecadação de absorventes no combate à pobreza menstrual, ação organizada pelas adolescentes Carla, Clara, Maria Clara, Ana Laura, Maria Paula, Luana. Juntas, as jovens fazem parte do coletivo “Girl Up”.

“Girl Up” é um movimento internacional, inspirado pelo projeto da ONU, voltado para meninas adolescentes, cujo objetivo é mobilizar uma rede de apoio contra a pobreza menstrual, garantir os direitos de meninas e mulheres que menstruam e políticas publicas através de projetos de lei que garantem o acesso a itens de higiene menstrual.

Para o secretario de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, é muito importante apoiar essa campanha, de iniciativa deste coletivo “Girl Up”, de jovens lideranças, discutindo políticas de gênero.

A pobreza menstrual é uma violação de direitos humanos, se faz urgente, quebra de tabus e discriminação que o gênero feminino sofre na sociedade. É essencial que todas tenham acesso às informações corretas sobre o tema, além de condições dignas de higiene – e que a discussão seja feita abertamente na sociedade para impulsionar melhorias e políticas para meninas e mulheres.

Para apoiar a campanha “Livre para Menstruar”, interessado pode contribuir pelo Pix do coletivo: fda907b8-602a-4aaf-9466-1e1aec2f5137 ou entregar as doações nos pontos de arrecadação:

– Secretaria Municipal de Direitos Humanos – rua Olavo Bilac, 369, bairro São Miguel – (14) 3402-4411;
– Sala ComVida – avenida Brasil, 116, Centro/Galeria San Remo/sala 24 – telefone (14) 3434-2721;
– Sindicato dos Trabalhadores Químicos de Marília- Força Sindical – rua São Miguel, 671, Bairro Polon (atrás do McDonald’s – zona Norte).

Cartaz da ação (Arte: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
  • 2
    Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
  • 3
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 4
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília

Escolhas do editor

CORPO DE DELITO
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em MaríliaLaudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
INSALUBRE
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de MaríliaEmpresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
PODER LEGISLATIVO
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivosLei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
SÉRIE A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3

Últimas notícias

Prefeitura interdita Ponte do Prata em Avencas após danos causados por chuvas
Unimar firma parceria com Wama para pesquisa em diagnóstico veterinário
PM apreende porções de cocaína e maconha com dupla em Marília
Parlamentares avançam em conquistas para a Saúde de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie